Inovações em aula prática de Biologia no laboratório usando alface (Lactuca sativa) para observação de protozoários “in vivo”

  • ALEXCIAN RODRIGUES DE OLIVEIRA SEDUCCE

Resumo

As adversidades as quais a docência se depara para efetuar o processo de ensino aprendizagem são muitas, a exemplo da falta de tempo ou desinteresse do público. Usar observações práticas em laboratório são um artifício valioso para o satisfatório desenvolvimento educacional. Objetivou-se com esse relato encontrar um meio eficaz, que não emanasse custos excessivos. Para essa prática é pré-condição necessária a existência de um laboratório possuindo microscópio, laminas, lamínulas, conta-gotas(ou análogo)  e sua acessebilidade, assim como “alface” (Lactuca sativa), preferencialmente fornecidos em mercados próximos. Pede-se que cada estudante da turma repita procedimento de montagem de uma lâmina com 1 ou 2 gotas do meio de cultura, para foco e observação de cada um e desenhos dos protozoários observados “in vivo” fruto de sua própria montagem. Esta prática já foi efetuada com mais de 10 turmas com todas as diversidades as quais os(as) docentes de escolas públicas já estão acostumados(as) e os resultados foram mais que satisfatórios. Relacionar a teoria com a prática de uma forma interativa exalta a curiosidade dos(as) envolvidos(as)  emancipa a sociointeração e também  abre caminhos de discussão sobre diferentes conteúdos e seus contextos.

Publicado
Set 6, 2017
##submission.howToCite##
OLIVEIRA, ALEXCIAN RODRIGUES DE. Inovações em aula prática de Biologia no laboratório usando alface (Lactuca sativa) para observação de protozoários “in vivo”. Revista Docentes, [S.l.], v. 2, n. 3, set. 2017. ISSN 2526-4923. Disponível em: <http://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/index.php/revistadocentes/article/view/62>. Acesso em: 19 out. 2017.
Seção
Relato de experiência