REVITALIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA PÚBLICA DO CEARÁ

A AQUISIÇÃO DE DADOS ATRAVÉS DA ROBÓTICA EDUCACIONAL

  • FRANCISCO JOSÉ DA ROCHA SEDUC/SEFOR

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência no ensino de Física realizada numa escola pública do estado do Ceará. Procedeu-se a revitalização de aparelhos do laboratório de Ciências através da inovação sobre a aquisição de dados usando componentes da robótica educacional, mediante a plataforma Arduino, complementada pelo programa PLX-DAQ. Especificamente, este trabalho disponibilizou aos alunos das turmas de 1º ano do ensino médio o estudo do movimento acelerado, na unidade cinemática. A inovação constou da aquisição de dados pela placa Arduino UNO e analisadas em uma planilha excel. Possibilitou-se a visualização plena dos dados pelos alunos, permitindo cálculos envolvendo as grandezas tempo, velocidade e aceleração, bem como a construção de gráficos usando os recursos do programa. Constatou-se a possibilidade da revitalização dos laboratórios de Ciências da rede estadual com recursos de baixo custo.

Publicado
Set 6, 2017
##submission.howToCite##
DA ROCHA, FRANCISCO JOSÉ. REVITALIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA PÚBLICA DO CEARÁ. Revista Docentes, [S.l.], v. 2, n. 3, set. 2017. ISSN 2526-4923. Disponível em: <http://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/index.php/revistadocentes/article/view/65>. Acesso em: 19 out. 2017.