ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS SUJEITOS ESCOLARES DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO CEARÁ ACERCA DOS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO

ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS SUJEITOS ESCOLARES DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO CEARÁ ACERCA DOS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO

  • Márcio Kleber Morais Pessoa Seduc CE
Palavras-chave: Educação escolar, Sujeitos escolares, Objetivos da educação, Serviços educacionais

Resumo

O presente trabalho busca desvendar o que os sujeitos escolares de uma escola pública da rede estadual do Ceará compreendem por objetivos da educação escolar e como essa compreensão influencia as práticas no ambiente escolar e nos serviços oferecidos pelo estabelecimento educacional. Além disso, foi realizada discussão sobre os objetivos da educação estipulados pela legislação vigente, visto que os três objetivos (preparar o educando para o exercício da cidadania e qualificá-lo para o trabalho, além de desenvolvê-lo plenamente) destacados por essa legislação não são definidos, o que abre espaço para múltiplas definições e apropriações. Para tanto, foi realizado diálogo com autores que discutem a temática educação. Os métodos utilizados na pesquisa foram: análise documental, "Observação flutuante", aplicação de questionários, realização de entrevistas e revisão de literatura.

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Biografia do Autor

Márcio Kleber Morais Pessoa, Seduc CE

Sociólogo (MTE-DRT-CE 430) graduado em Ciências Sociais nas modalidades Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Sociologia pela UFC, tendo desenvolvido pesquisas principalmente na área de educação escolar e acerca de transformações capitalistas e sindicalismo. Atuou profissionalmente como Coordenador Escolar em escola de ensino médio da rede estadual do Ceará e atua como professor da disciplina de Sociologia também no ensino médio. Ademais, compôs a equipe do Portal EMdiálogo (http://www.emdialogo.uff.br/content/equipe). Coautor do livro "Dez escolas, dois padrões de qualidade" (Imprensa Universitária, 2015), juntamente com André Haguette.

Publicado
06/09/2017