O USO DE SOFTWARE DE SIMULAÇÃO NO ENSINO DA ELETROQUÍMICA NA QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO

  • Alexandre DEmery Gomes SEDUC

Resumo

O referido trabalho é fruto de uma dissertação de mestrado em ensino de Química aplicado em uma escola pública de ensino regular do Estado do Ceará e defendido na Universidade Federal do Ceará. O mesmo nasceu da necessidade de se resolver três grandes problemas encontrado pelo professor no chão da sala de aula, que são: o problema da falta de material, manutenção dos laboratórios de ciências e o problema da dificuldade de aprendizado na área da Físico-Química. 

Trata-se então de um projeto de metodologia aliado ao uso de objetos virtuais de simulação com o viés da aprendizagem colaborativa. Tais ações ancoram-se nas teorias de Ausubel (Aprendizagem significativa), Valente e Almeida (O uso pedagógico do computador), Ribeiro e Valente (Integração das TIC e práticas científicas para facilitar o desenvolvimento da aprendizagem).

Uma das contribuições que espera-se com a publicação deste artigo é o de compartilhar experiências, metodologias e práticas inovadoras com nossos nobres colegas, irmãos de sala de aula.  

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
05/09/2019