DoCEntes Entrevista

DoCEntes Entrevista

  • revistadocentes SEDUC Secretaria da Educação do Ceará - SEDUC
Palavras-chave: ensino de matemática, pesquisa

Resumo

Nascido em Cajazeiras, na Paraíba, o professor e matemático Jorge Herbert Soares de Lira é mestre e doutor pela Universidade Federal do Ceará (UFC), seguido de estágios de pós- doutorado na Université de Tours, Université Paris VII e Sanford Université. Coordenou o projeto do Programa de Apoio aos Núcleos de Excelência (PRONEX) do Núcleo de Análise Geométrica, bem como o programa de Pós- Graduação em Mátemática da Universidade Federal do
Ceará, entre os anos de 2011 e 2015 e de 2010 e 2012, respectivamente.
Durante esse período, foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Em meados de 2013, em reconhecimento pelo seu desempenho profissional, na área de Matemática, foi contemplado com o prêmio Young Scientist da TWAS- ROLAC.

Atualmente, é Pró-Reitor adjunto de Pesquisa e de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará, onde é docente efetivo. Além disso, exerce a função de Secretário Regional da Sociedade Brasileira de Matemática, bem como a de bolsista de produtividade em pesquisa, nível 1C, do Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico ( CNPq).
A pesquisa científica do professor, Jorge Herbert, como matemático, tem ânfase em Geometria Diferencial, principalmente, em problemas geométricos variacionais e Análise Geométrica.

Em relação ao ensino da Educação Básica, o professor em destaque, coordena o Programa de Formação Continuada de Professores de Matemática da rede estadual de ensino, ofertado pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal do Ceará ( UFC), em parceria com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico ( FUNCAP), em conjunto com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará e a Coordenadoria de Formação Docente  e Educação a Distância (CODED/CED).

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
12/08/2019