A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COMO FERRAMENTA PARA O AUMENTO DA PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA

O CASO DO LICEU DE CAUCAIA

Palavras-chave: avaliação, aprendizagem, ensino, Ensino Médio, SPAECE

Resumo

Considerando a avaliação diagnóstica como um meio importante para melhorar a aprendizagem dos alunos, este artigo apresenta o caso do Colégio Estadual Liceu de Caucaia que utilizou os resultados apresentados pela Avaliação Diagnóstica da Secretaria de Educação do Estado do Ceará para fundamentar ações pedagógicas objetivando aumento do nível de proficiência em Língua Portuguesa dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio da referida escola. Baseado em Luckesi (2008) e Perrenoud (1999) este estudo coloca a avaliação como um instrumento que pode ser usado a favor da aprendizagem, mostrando de forma prática, que a avaliação na verdade deve ser o início de um processo de melhoria da aprendizagem do aluno; além disso discute sobre a importância da escola se apropriar dos resultados da Avaliação Diagnóstica da Seduc para conseguir aumentar as habilidades de interpretação e leitura dos alunos e assim, consequentemente, aumentar o nível de proficiência na avaliação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, F. C. R. Capacitação solidária: um olhar sobre os jovens e sua vulnerabilidade social. São Paulo: Associação de Apoio ao Programa Capacitação Solidária - AAPCS, 2001.

AUSUBEL, David P., NOVAK, Joseph D., HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. Tradução Eva Nick. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, 2006.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988.

CAED. Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação. Tipos de Avaliação. 2019. Disponível em http://www.portalavaliacao.caedufjf.net/pagina-exemplo/tipos-de-avaliacao/

CEARÁ, Secretaria de Educação do Estado. Sistema Estatístico Educacional, SISEDU 2019. Disponível em https://sisedu.ced.ce.gov.br/home/

CEARÁ, Secretaria de Educação do Estado. Avaliação Diagnóstica. 2019. Disponível em https://www.seduc.ce.gov.br/2017/09/25/projeto-avaliacao-diagnostica-do-ensino-medio/

LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar. 19. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos, 2003.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
Publicado
04/05/2022