CONTOS DIGITAIS COMO PRÁTICA EDUCOMUNICATIVA NO ENSINO DE LITERATURA

  • ANA NUNES CUNHA Professora da rede estadual do Ceará na E. E.M. Pe. Rodolfo Ferreira da Cunha, CREDE 02.
  • CATIA LUZIA OLIVEIRA DA SILVA Professora adjunta da Universidade Federal do Ceará
  • LAERTE GONZAGA FERREIRA Professor da rede estadual do Ceará na E.E.M. Pe. Rodolfo Ferreira da Cunha, CREDE 02.

Resumo

RESUMO

As práticas educacionais vêm mudando ao longo do tempo e tanto o ensino da literatura quanto a própria literatura vem sendo modificadas por conta da linguagem dos educandos que também está em constante movimento. O presente artigo vem mostrar o quanto o uso dos contos digitais, como prática educomunicativa, vem auxiliar no desenvolvimento no ensino da literatura atual. O conto digital permite ao educando e ao educador usar o seu potencial crítico e criativo para ressignificar a prática de ensino e aprendizagem. A pesquisa aqui apresentada é bibliográfica, com leituras acessadas tanto a partir de sites na Internet quanto a partir de fontes impressas. A contação digital de histórias (digital storytelling) aqui tratada vem, com os avanços tecnológicos utilizados pelos educandos, dar novas possibilidades no pensar e fazer poético por contar com a exploração de novas habilidades educacionais.
Palavras- chave: Conto Digital. Educomunicação. Literatura.
ABSTRACT
Educational practices have been changing over time and both the teaching of literature and literature itself have been modified by the language of learners who are also constantly moving. The present article shows how much the use of digital storytelling, as practice of educommunication, has helped to develop in the teaching of current literature. The digital storytelling allows the learner and the educator to use their critical and creative potential to re-signify the teaching and learning practice. The research presented here is bibliographical, with readings accessed both from Internet sites and from printed sources. The digital storytelling here treated comes, with technological advances used by students, give new possibilities in thinking and doing poetry by relying on the exploration of new educational skills.
Key words: Digital Storytelling. Educommunication. Literature.
 
RESUMEN
Las prácticas educativas han cambiado con el tiempo y tanto la enseñanza de la literatura como la literatura misma ha sido modificada debido a la lengua de los estudiantes que también está en constante movimiento. En este artículo se muestran cómo el uso de cuentos digitales, como la práctica educomunicación consiste en ayudar a el desarrollo de la enseñanza de la literatura actual. El cuento digital permite al estudiante y educador utilizar su potencial crítico y creativo para replantear la práctica de la enseñanza y el aprendizaje. La investigación que aquí se presenta es la bibliográfico, con las lecturas que se accede tanto desde sitios de Internet como de fuentes impresas. El cuento digital (narrativa digital) de este artículo viene con los avances tecnológicos utilizados por los estudiantes, dar nuevas posibilidades en el pensamiento y hacer poético apoyándose en la exploración de nuevas habilidades educativas.
Palabras clave: Cuento digital. Educomunicación. Literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
29/06/2017