https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/issue/feed Revista Docentes 2024-09-25T18:16:12+00:00 Rosendo Freitas Amorim revistadocentes@seduc.ce.gov.br Open Journal Systems <p style="text-align: justify;">A Revista Docentes pertencente à Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC) foi criada em 2016 com o objetivo inicial de fazer a publicação científica dos professores. A linha editorial da revista privilegia artigos relativos à educação básica com foco na experiência docente no ensino médio.</p> https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1437 Seminário Docentes - Dossiê 2024-09-25T18:16:10+00:00 Antonio Helonis Borges Brandão helonisbrand@gmail.com <p>A Revista DoCEntes publiciza a cada ano uma seleção dos trabalhos – em forma de artigos científicos e relatos de experiências –, originalmente apresentados no Seminário DoCEntes nas modalidades de banner ou de comunicação oral. Estes, após passarem pelo processo de avaliação e discussão editorial, são configurados numa publicação em formato de dossiê.&nbsp; <br>Em 2023 o seminário centrou-se nas experiências docentes construídas como alternativas para a constituição de futuros mais equânimes para a educação, sobretudo aos mais vulneráveis e que têm no acesso à educação<br>pública a única alternativa para ajudar a diminuir as desigualdades. Os 20 anos da Lei n° 10.639/2003 motivou a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc/CE) a eleger como tema condutor de sua prática pedagógica, para o Ano letivo de 2023, a Educação para as Relações Étnico-Raciais. Neste sentido é que o&nbsp; encontro formativo trouxe por tema gerador Aprendizagem e equidade: contribuições dos saberes docentes, mobilizando interesses, discutindo práticas e favorecendo um amplo debate, o que certamente repercute na rede pública de ensino.</p> <p>Deste modo, trazer à luz um novo dossiê temático do Seminário DoCEntes – nos formatos gráfico e eletrônico – permite a publicização do que está sendo apresentado no grande evento anual de formação e reflexão sobre as práticas e saberes dos professores no âmbito da Secretaria da Educação. Por sua vez a política editorial da Revista DoCEntes, ao publicizar as práticas reflexivas dos professores da Educação Básica – associando conhecimento à pesquisa produtiva, à leitura significativa do mundo e à escrita difusora das práticas e reflexões&nbsp; em rede –, fomenta e difunde os letramentos múltiplos e os fazem circular na interface entre as reflexões que partem do&nbsp; ambiente escolar e as necessárias inserções junto à sociedade. Sempre no sentido de transformá-la positivamente.</p> 2024-08-27T13:43:39+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1318 DO OXE AO ORIXÁ: o desenvolvimento da liberdade étnico-racial na FMA 2024-09-25T18:16:09+00:00 Kátia Keylly Feitosa da Silva katia.keylly.feitosa@hotmail.com <p>No contexto educacional do Ceará, a promoção da liberdade étnico-racial é uma prática pedagógica crucial nas escolas públicas. Reconhecendo a diversidade étnica e cultural da região, as instituições de ensino têm a responsabilidade de criar ambientes inclusivos e igualitários. A escola, como formadora de cidadãos, deve promover a consciência étnico-racial, abordando a diversidade de culturas e histórias locais. A Lei 11.645/2008 exige a inclusão da história e cultura afro-brasileira e povos originários no currículo escolar, orientando práticas pedagógicas que promovam o respeito à diversidade. Destaca-se o projeto "Do Oxe ao Orixá", inaugurado em 2022, pela FMA, que promove o acolhimento. O projeto inclui um calendário escolar e planos de ensino que criam pequenos momentos durante as aulas, como datas importantes (indígenas e afro-brasileiras) e bate-papos com representantes da comunidade. No Ceará, essa prática não só prepara os estudantes para um futuro inclusivo, mas também contribui para uma sociedade mais justa. A gestão das políticas educacionais desempenha um papel essencial no desenvolvimento étnico-racial, exigindo a implementação de currículos inclusivos.</p> 2024-08-27T13:14:44+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1284 DA EVASÃO À EXPRESSÃO: o projeto recreio das artes na escola 2024-09-25T18:16:10+00:00 Cícera Santana Belém cicerasantana2013@gmail.com Edmilson dos Santos edsantosce@gmail.com Tiago Cartaxo de Lucena tiagoclnsa@gmail.com <p>O projeto Recreio das Artes é uma iniciativa inovadora realizada na Escola de Ensino Médio Monsenhor Antônio Feitosa, que visa à integração da arte na educação como forma de estimular a permanência escolar e aprimorar a aprendizagem dos alunos. O projeto fundamenta-se em uma sólida revisão literária que destaca a importância da arte na educação e seus benefícios cognitivos, emocionais e sociais. O projeto tem como objetivo principal reduzir a evasão escolar, proporcionando um ambiente mais atraente e engajador para os estudantes. Além disso, busca promover a integração da arte na educação, incentivando a criatividade, expressão e colaboração dos discentes. A metodologia do projeto Recreio das Artes se baseia em uma abordagem transdisciplinar, envolvendo educadores de diversas disciplinas na criação de atividades artísticas e culturais. A revisão literária fundamenta o projeto, destacando autores como Paulo Freire, Elliott Eisner e Ana Mae Barbosa, que defendem a importância da arte na educação para o desenvolvimento integral dos alunos. Os resultados do projeto Recreio das Artes têm sido promissores. A redução da evasão escolar é outro resultado positivo, sugerindo que a arte na educação pode ser um fator motivador para a permanência dos alunos na escola.</p> 2024-08-27T13:17:38+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1232 DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DO ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DAS AÇÕES DO FOCO NA APRENDIZAGEM SOB O VIÉS DA GESTÃO ESCOLAR 2024-09-25T18:16:11+00:00 Claudiuscia Mendes do Carmo claudiuscia.carmo@prof.ce.gov.br Mônika Alencar Rocha monikaarochaaraujo@gmail.com <p>O Foco na Aprendizagem representa uma novidade que veio fortalecer o trabalho pedagógico nas escolas cearenses, tendo como um de seus pilares a formação docente. Nesse sentido, é importante discutir de que modo as escolas têm recebido a ideia, planejado e executado as ações provenientes dessa ferramenta de suporte aos professores e aos gestores. A partir dessa contextualização, este estudo busca analisar os desafios e as contribuições do acompanhamento pedagógico das ações do Foco, sob a perspectiva da Gestão Escolar, na EEEP Rita Matos Luna (Jucás/CE). Essa análise é fundamentada teoricamente em Nóvoa (2002) e Tardif (2014), no que diz respeito à Formação Docente, e em Lück (2009) e Vieira <em>et al.</em> (2020) sobre o papel pedagógico da Gestão Escolar. Metodologicamente, configura-se como uma pesquisa qualitativa, com objetivo explicativo e exploratório (Severino, 2014). Os resultados apontam que: i) o acompanhamento pedagógico realizado pela gestão é essencial para o desenvolvimento das ações na escola; ii) os principais desafios advêm da replicação das práticas em tempo hábil devido às demandas da rotina escolar. Reitera-se que o Foco na Aprendizagem contribui para a formação docente qualificada e reforça o senso de coletividade, na parceria entre gestão e professores, visando o fortalecimento das aprendizagens dos estudantes.</p> 2024-08-27T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1282 EXPLORANDO FUNÇÕES ORGÂNICAS 2024-09-25T18:16:11+00:00 Francisco Fabiano Araujo fcofabianoaraujo@gmail.com <p>O projeto “Explorando Funções Orgânicas: da representação em papel à identificação nos reagentes”. foi desenvolvido na EEEP. Júlio França, em Bela Cruz-CE, com o objetivo de desenvolver uma atividade prática no campo do ensino de Química que aborde a relação entre estruturas abstratas e cadeias carbônicas com substâncias do cotidiano. Para tanto, foi utilizado o laboratório de ciências como ambiente de aprendizado, modelos moleculares, reagentes orgânicos e inorgânicos, além de internet para auxiliar nas pesquisas. Ademais, a metodologia compreendeu pesquisa-ação, fundamentada na abordagem qualitativa. Efetivou-se divisão de grupos de alunos; escolha de reagentes orgânicos, no Laboratório de Ciências; utilização de modelos moleculares e folhas para desenhos; e pesquisas na internet, sobre propriedades físicas e químicas dos compostos. Assim, os educandos foram provocados a pensar sobre a aplicação dos compostos orgânicos, na prática, além de fazer uma relação entre visões macro e micro na interpretação dessas substâncias. Pode-se afirmar que essa atividade não apenas consolidou o conhecimento sobre as funções orgânicas, como também, evidenciou a relevância das propriedades físicas na caracterização das substâncias.</p> 2024-08-27T13:28:30+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1297 EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: arte como dispositivo de aproximação entre estudantes e seu território 2024-09-25T18:16:10+00:00 Gracineia Maria Rodrigues Cruz gracineia.cruz@prof.ce.gov.br <p>O presente trabalho é resultado de uma pesquisa-ação que comunica a experiência vivida na eletiva³ de Educação Patrimonial, tendo a arte como dispositivo de aproximação entre os estudantes do ensino médio de uma escola pública estadual e os patrimônios do seu território, na cidade litorânea de Camocim-CE. Apresenta as contribuições da eletiva dentro do processo formativo do Novo Ensino Médio de Tempo Integral. Para tanto, a pesquisa concentrou-se nos alunos da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Deputado Murilo Aguiar (EEMTIDMA), possibilitando como resultado o reconhecimento do território e a identificação do seu próprio patrimônio. No processo de ensino-aprendizagem trabalhamos os conceitos básicos que giram em torno da ideia de museu e patrimônio e o olhar sensível evidenciado a partir da valorização da arte local e sua aplicação em sala de aula como forma de expressão. Os estudos artísticos são realizados com técnicas de artes básicas, dispondo de materiais simples e acessíveis que facilitam sua aplicabilidade em sala de aula.</p> 2024-08-27T13:20:57+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1314 AVALIAÇÃO PROCESSUAL NA PERSPECTIVA DO ENFOQUE CIÊNCIAS-TECNOLOGIA-SOCIEDADE A PARTIR DO MODELO DA AVALIAÇÃO MEDIADORA 2024-09-25T18:16:10+00:00 Elaine Cristina do Nascimento Sousa Sales elainecristinabio@gmail.com Leiliane Façanha de Oliveira leiliane.facanha@gmail.com Francisco Endry Soares da Silva endry017@yahoo.com.br <p>O presente trabalho apresenta o relato de experiência da proposta pedagógica desenvolvida pelos professores das áreas de conhecimento de Ciências da Natureza e de Matemática e suas tecnologias da EEMTI Padre Marcelino Champagnat no ano letivo de 2022. A proposta teve três eixos estruturantes contemplando os profissionais de educação, os estudantes e posteriormente toda a comunidade escolar, sendo eles, respectivamente: I) a discussão teórico-prática sobre a avaliação educacional na perspectiva de uma avaliação emancipatória; II) a problematização das questões sociais a partir do enfoque Ciências-Tecnologia e Sociedade (CTS) e III) a organização de um currículo parcial pautado nos temas contemporâneos transversais. A base teórica traz uma proposta discursiva sobre a importância da avaliação mediadora como processo intencional que retoma os pontos sobre observar o educando e analisar as estratégias de ensino dos educadores para que possam ser tomadas decisões assertivas favoráveis a continuidade do processo de aprendizagem. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa com vistas a narrar a experiência didática vivenciada na escola a partir de uma sequência de ação-análise-ação em busca da superação do modelo “transmitir-verificar-registrar” presente nos espaços tradicionais de verificação da aprendizagem. &nbsp;O desenvolvimento da proposta conduziu os professores a refletirem sobre as potencialidades da utilização dos temas contemporâneos como ação interdisciplinar das práticas pedagógicas de forma que as questões socio científicas foram elaboradas numa perspectiva cidadã.</p> 2024-08-27T13:30:08+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1316 SIC-RED SJ: Sistema Integrado de Correção de Redação da EEMTI São José 2024-09-25T18:16:11+00:00 Maria Danmatta de Sousa Arcanjo maria.arcanjo1@prof.ce.gov.br <p>Esse projeto consiste na criação e implantação de um Sistema Integrado de Correção de Redação próprio da EEMTI São José, que possibilite aos discentes uma preparação mais eficaz para a escrita do texto dissertativo-argumentativo, favorecendo o professor no processo de correção fiel e aproximado aos critérios do Enem, utilizando a internet como parceira no processo de aprendizagem e estendendo suas atividades até a comunidade. Pautado nos princípios das metodologias ativas, transitando entre o ensino híbrido e a sala de aula invertida, o SIC-RED SJ é utilizado como ferramenta complementar de estudo com fácil acesso, trazendo comentários e dicas dos professores sobre a redação para debate posterior. Ademais, consegue quebrar as barreiras enfrentadas pelas extensões de matrícula, promove a interdisciplinaridade e viabiliza debates acerca de temas importantes, com ênfase na educação antirracista. Fundamenta-se nos estudos de Abaurre (2012), Pereira (2020) e Rocha (2006), apoiando-se também na BNCC para traçar e atingir objetivos. Ações como Concursos de Redação (Fundamental e Médio), Projeto de Vida (NTPPS), SIC-RED SJ itinerante (sede, extensões e escolas da cidade Granja - CE) e aulões do ENEM foram basilares no alcance das metas. Hoje, o sistema conta com mais de 700 alunos cadastrados (matriculados na EEMTI São José ou na opção de treineiros), 15 professores, 59 escolas parceiras, podendo ser utilizado por qualquer disciplina que necessite de correção de textos. Como resultados, é possível elencar a grande adesão dos alunos ao uso do sistema e o aumento no desempenho na disciplina de redação. Além de tudo, o sistema tornou-se instrumento de conscientização para a quebra do racismo estrutural, tendo como parceiros a família e comunidade.</p> 2024-08-27T13:31:59+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1279 A inserção das ferramentas digitais no ensino da Literatura 2024-09-25T18:16:11+00:00 Mônica dos Santos MONICASANTTOS1997@GMAIL.COM <p>O presente relato de experiência foi desenvolvido na EEMTI Deputado Murilo Aguiar, em Camocim-CE, com o objetivo de despertar o prazer pela leitura a partir da utilização de ferramentas digitais, pois elas são extremamente eficientes e indispensáveis para o fortalecimento da aprendizagem dos alunos, quando utilizadas para fins pedagógicos, inclusive na leitura de textos. Desse modo, foi aplicado a pesquisa quantitativa e qualitativa, sendo os métodos de coleta de dados utilizados: questionário e entrevista com os alunos do 1º ano do ensino médio. A partir dos dados coletados, foram selecionados os autores e obras a serem trabalhados na eletiva. Sendo assim, foram realizados encontros semanais tendo como principal objeto de interação com a leitura o smartphone, que proporcionou acesso a textos, biografias dos escritores, atividades de gamificação e outros recursos. A realização da eletiva possibilitou a abertura de caminhos de motivação pela leitura. As atividades foram realizadas de forma dinâmica e contextualizada, com momentos de descobertas e interação, tendo como suporte a utilização das ferramentas digitais. O repertório literário dos discentes foi enriquecido a partir das leituras realizadas com uso de seus smartphones, dos compartilhamentos de ideias, das discussões iniciadas, das falas coletivas e das rodas de diálogos. Nesse sentido, as tecnologicas, sem dúvidas, exerceram um papel primordial para acesso e aproximação da literatura. &nbsp;Houve um despertar de gosto pela leitura em fase ào fortalecimento e aquisição de conhecimentos e experiências exitosas.</p> 2024-08-27T13:34:15+00:00 ##submission.copyrightStatement##