https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/issue/feed Revista Docentes 2024-07-02T17:48:20+00:00 Rosendo Freitas Amorim revistadocentes@seduc.ce.gov.br Open Journal Systems <p style="text-align: justify;">A Revista Docentes pertencente à Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC) foi criada em 2016 com o objetivo inicial de fazer a publicação científica dos professores. A linha editorial da revista privilegia artigos relativos à educação básica com foco na experiência docente no ensino médio.</p> https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1347 RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE HISTÓRIA: EXPERIÊNCIAS, REFLEXÕES E PRÁTICAS 2024-07-02T17:48:19+00:00 Gerente Revista Docentes revistadocentes@edu.ce.gov.br Francisco Egberto Melo egbertomelo@uece.ce.gov.br <p>Aqueles que se dedicarem a ler esta publicação não encontrarão um começo ou mesmo um fim, pois o que importou às autoras e autores foi questionar o lugar-comum dos processos de formação de professores, seja como professores formadores de professores, professores em formação ou professores já formados e presentes em salas de aula da educação básica. A coletânea aqui apresentada não tem a pretensão de trazer receitas conclusivas a serem aplicadas em processos de formação ou em práticas do chamado “chão da escola”. Tampouco, há uma fundamentação teórica hegemônica que tenha como propósito principal sepultar outras formas de pensar e agir em relação á educação formal.<br>O leitor encontrará aqui reflexões sobre conceitos, práticas, usos de materiais didáticos, formas de viver e apreender a potência do ser-se professor, que guiaram diversas experiências do Programa de Residência Pedagógica dos cursos de História das Instituições Estaduais de Educação Superior. São experiências escritas no processo de finalização do Programa, mas não de formação, portanto não são conclusivas, muito menos iniciantes. São experiências nos entremeios que já não tem uma origem ou um final definido, apenas se efetivaram e se efetivarão no cotidiano dos sujeitos aqui relatados. De toda forma, jamais experiências abandonadas, antes a serem continuadas por outros que virão.</p> <p>Sendo uma obra coletiva, certamente o leitor encontrará repetições, concordâncias e discordâncias sobre os diversos temas aqui abordados que envolvem a profissão do magistério, políticas e diretrizes curriculares, formas e condições de trabalho, práticas de avaliação, relações sociais, profissionais, culturais e políticas. De tudo um pouco e de pouco um muito sobre o trabalho profissional em salas de aula.</p> 2024-06-18T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1120 AS OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO E SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA 2024-07-02T17:48:18+00:00 Erick Cunha do Nascimento Santos erickcnsantos@gmail.com Zilfran Varela Fontenele zilfran.fontenele@ifce.edu.br Antônio Germano Magalhães Junior germano.junior@uece.br Marcio Monteiro Cunha marcio.cunha@ifce.edu.br <p>O presente artigo tem por objetivo apresentar as contribuições das olimpíadas do conhecimento na área de Ciências Humanas, como a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) e a Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará (OCHE), no enfrentamento aos atuais desafios no Ensino de História, tais como a insuficiente carga horária para o ensino e a aprendizagem histórica, bem como as tentativas de deslegitimação do professor de História em um momento de ampla disseminação de notícias falsas e negacionismo histórico. Para tanto, investigou-se os resultados obtidos durante a experiência de orientação de equipes ao longo das referidas olimpíadas no que concerne ao desempenho, envolvimento e interesse dos discentes nos assuntos históricos, bem como seu protagonismo, investigações e aprendizagem histórica. Além disso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em busca de autores que já haviam ressaltado a importância das olimpíadas do conhecimento no desenvolvimento do pensamento histórico dos discentes, a fim de dar suporte teórico ao presente trabalho. Assim, com base nos resultados obtidos com a participação/observação de equipes de estudantes na ONHB e na OCHE e a partir dos aportes teóricos colhidos a partir do levantamento bibliográfico, pode-se asseverar que olimpíadas do conhecimento como a ONHB e a OCHE constituem-se como poderosas ferramentas no enfrentamento dos atuais desafios no Ensino de História no estado do Ceará e no Brasil.</p> 2024-06-14T17:57:27+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1126 EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: construção de identidade e memória coletiva no ensino básico 2024-07-02T17:48:19+00:00 Shayna Leite Viana shayna.leite@aluno.uece.br Augusto dos Santos Mesquita augusto.mesquita@aluno.uece.br Walter de Carvalho Braga Junior waltercbraga@yahoo.com.br <p>Este artigo trata das atividades desenvolvidas na disciplina eletiva de Educação Patrimonial na Escola de Ensino Médio Liceu Vila Velha, explorando a relevância da abordagem educacional na escola. Destacamos a ênfase na construção de identidade e memória coletiva, ressaltando os patrimônios culturais como elementos fundamentais nesse processo. A preservação é enfatizada como um meio de proteger a memória e a cultura do grupo, com a participação ativa da comunidade sendo crucial. A metodologia adotada envolveu aulas expositivas dialogadas e aulas de campo, proporcionando uma imersão mais profunda nas discussões sobre patrimônio. Recursos visuais, como slides, foram usados como ferramentas essenciais para a compreensão dos alunos. Os resultados da disciplina indicam uma melhoria significativa na compreensão dos alunos, demonstrando o êxito da abordagem educacional. A participação ativa dos alunos é destacada, assim como a eficácia da abordagem dialógica na formação de uma consciência crítica em relação aos patrimônios. Este artigo acadêmico contribui para a compreensão da Educação Patrimonial como uma ferramenta educacional significativa, promovendo não apenas o conhecimento sobre patrimônios, mas também o desenvolvimento de uma visão crítica e a conscientização sobre as dinâmicas sociais envolvidas na preservação do patrimônio cultural.</p> 2024-06-14T18:00:14+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1125 O O PAPEL DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-AUTOR E OS PROCESSOS EDUCATIVOS EM DIREITOS HUMANOS 2024-07-02T17:48:19+00:00 Francisco Egberto de Melo francisco.melo@urca.br Wilderson Alves Leite wilderson.leite@urca.br <p>O objetivo é analisar como a Residência Pedagógica potencializa os saberes de formação e as práticas de licenciandos do curso de História da Universidade Regional do Cariri para a construção de um ensino voltado aos processos educativos em Direitos Humanos. São utilizados os conceitos de função professor-autor para problematizar as estruturas saberes-poderes escolares e suas relações com as práticas de verdade em direitos humanos. A partir das experiências vivenciadas por residentes, preceptores e professor orientador de projeto é feita uma análise compreensiva, com base em documentos diversos e leituras bibliográficas, dos potenciais resultados do projeto em andamento. Ao final, é esperado que seja favorecida a construção de ambiente educacionais que abram caminhos para uma realidade diferente do que tem sido indicado na história recente diante dos possíveis retrocessos autoritários vivenciados mundialmente nos últimos anos. Assim, contribuindo para transformar as salas de aulas em espaços de práticas de criação capazes de interrogar permanentemente a produção, os sujeitos produtores e as condições de produção do conhecimento.</p> 2024-06-14T18:01:42+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1127 O QUE O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NOS ENSINA SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE HISTÓRIA 2024-07-02T17:48:19+00:00 Antônia Lucivânia da Silva lucivaniaazevedo123@gmail.com Enrico Vicente e Silva enrico.vicente@urca.br <p>O estágio supervisionado é fundamental para os cursos de licenciatura, todavia, tem-se mostrado insuficiente na formação dos futuros professores. Por outro lado, o Projeto Residência Pedagógica (PRP) tem sido mais eficiente para que os sujeitos envolvidos conheçam a realidade escolar de forma sistematizada lhes favorecendo a construção de ferramentas pedagógicas para o ser-se professor. A Residência Pedagógica de História da Universidade Regional do Cariri (URCA) vem possibilitando formação sólida para o professor-orientador do subprojeto, os preceptores e os residentes, ao refletirem permanentemente sobre práticas docentes. Este artigo pondera sobre as experiências vivenciadas em escolas do cariri cearense com base nos relatórios de Estágio Supervisionado e do PRP do curso de História da URCA e identifica possíveis soluções para os problemas identificados no Estágio Supervisionado. Problematizamos as práticas de observação e ambientação nos espaços escolares, didáticas e metodologias utilizadas pelos professores, preceptores e residentes, a participação no planejamento, construção e aplicação de atividades e experiências de regência. Entende-se ser urgente a criação de uma política de Estado fomentadora do Estágio Supervisionado com base nas experiências adquiridas com a Residência Pedagógica com modificações que definam claramente o processo de formação de professores para a Educação Básica e de professores formadores de professores.</p> <p>&nbsp;</p> 2024-06-14T18:03:08+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1123 “PARA FAZÊ-LAS EXISTIR, VIVER E SER”: a representação das mulheres no livro didático Poder e Política da coleção Moderna Plus (2020) 2024-07-02T17:48:20+00:00 Lidia Noemia Silva Santos lidia.noemia@uece.br Antônio Jeovane Sousa Saraiva antonio.jeovanne@convenio.uece.br Maria Dariana Lima Bessa dariana.bessa@aluno.uece.br Victor Gustavo Perreira Silva valeriavictor.silva@aluno.uece.br Jane Erica Gomes Costa jane.gomes@aluno.uece.br Antônio Jacó Oliveira Neto antonio.jaco@aluno.uece.br <p>A presente pesquisa objetiva discutir a representação das mulheres no livro didático <em>Poder e Política</em> (2020), da coleção <em>Moderna Plus</em> para a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no contexto de implantação do Novo Ensino Médio. A pesquisa surgiu das experiências vivenciadas no subprojeto de História do Programa Institucional de Residência Pedagógica, da FECLESC/UECE, no núcleo que atua na EEMTI Governador César Cals de Oliveira Filho, localizada em Quixadá-CE. O texto é resultado de uma análise bibliográfica e documental no campo do ensino de história, da literatura didática e das relações de gênero na educação. O diálogo se dá, principalmente, com Scott (1995), Fonseca (2003), Perrot (2005), Choppin (2004), Bittencourt (2004) e Silva (2012). A reflexão é relevante pela necessidade de incorporar a história das mulheres e de outros grupos minorizados na literatura didática.</p> 2024-06-14T18:07:44+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1124 O RAP E A CAPOEIRA COMO RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: um relato de experiência 2024-07-02T17:48:18+00:00 Gabriele Pacife Monteiro gabriele.pacife@aluno.uece.br Laura de Sousa Braga laurasousa.braga@aluno.uece.br Walter de Carvalho Braga Júnior waltercbraga@yahoo.com.br <p>Neste trabalho apresentamos o relato de uma experiência realizada em turmas dos anos iniciais do ensino médio na escola EEMTI Liceu Vila Velha, uma escola de tempo integral localizada no bairro Vila Velha, em Fortaleza. Com o objetivo de construirmos uma relação de proximidade entre os alunos e a disciplina História, utilizamos músicas dos gêneros RAP e Capoeira em uma aula sobre fontes históricas. A experiência permitiu que se criassem conexões entre os saberes dos jovens, suas experiências e a disciplina História, além de gerar uma relação de proximidade entre os residentes e seus alunos.</p> 2024-06-14T18:04:48+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1114 RELATO DE EXPERIÊNCIA NO LICEU DE MESSEJANA: USO DE FONTES HISTÓRICAS EM SALA DE AULA. 2024-07-02T17:48:19+00:00 Francisco Gabriel Soares de Oliveira Dantas gabriel.dantas@aluno.uece.br Francisco Mailton Santos Granja francisco.mailton@aluno.uece.br Lucas Vitor dos Santos Lemos lucas.lemos@aluno.uece.br Amanda Ferreira Lima amandinha.ferreira@aluno.uece.br Jorge Henrique Maia Sampaio recadojorge@hotmail.com <p>O presente trabalho tem o objetivo de apresentar as experiências proporcionadas pelo Programa de Residência Pedagógica do curso de História da UECE, financiado pela CAPES, aos bolsistas por meio da instituição de ensino Escola de Ensino Médio Liceu de Messejana, de modo a debater acerca do uso de fontes históricas – como jornais e conteúdos audiovisuais – com alunos da 3ª série do ensino médio, cujo foco são os vestibulares. Além disso, pretende-se discutir de que forma tais fontes podem contribuir para o entendimento dos alunos no que diz respeito à compreensão do saber histórico em sala de aula, aflorando, assim, o senso crítico e o repertório sociocultural amplificado sobre os mais diversos assuntos abordados.</p> <p>Palavras-chave: Ensino. História. Fontes históricas.</p> 2024-06-14T18:06:13+00:00 ##submission.copyrightStatement##