Revista Docentes https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes <p style="text-align: justify;">A Revista Docentes pertencente à Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC) foi criada em 2016 com o objetivo inicial de fazer a publicação científica dos professores. A linha editorial da revista privilegia artigos relativos à educação básica com foco na experiência docente no ensino médio.</p> pt-BR revistadocentes@seduc.ce.gov.br (Rosendo Freitas Amorim) paulovenicio@prof.ce.gov.br (Paulo Venício Braga de Paula) Tue, 02 Jul 2024 17:48:20 +0000 OJS 3.1.0.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE HISTÓRIA: EXPERIÊNCIAS, REFLEXÕES E PRÁTICAS https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1347 <p>Aqueles que se dedicarem a ler esta publicação não encontrarão um começo ou mesmo um fim, pois o que importou às autoras e autores foi questionar o lugar-comum dos processos de formação de professores, seja como professores formadores de professores, professores em formação ou professores já formados e presentes em salas de aula da educação básica. A coletânea aqui apresentada não tem a pretensão de trazer receitas conclusivas a serem aplicadas em processos de formação ou em práticas do chamado “chão da escola”. Tampouco, há uma fundamentação teórica hegemônica que tenha como propósito principal sepultar outras formas de pensar e agir em relação á educação formal.<br>O leitor encontrará aqui reflexões sobre conceitos, práticas, usos de materiais didáticos, formas de viver e apreender a potência do ser-se professor, que guiaram diversas experiências do Programa de Residência Pedagógica dos cursos de História das Instituições Estaduais de Educação Superior. São experiências escritas no processo de finalização do Programa, mas não de formação, portanto não são conclusivas, muito menos iniciantes. São experiências nos entremeios que já não tem uma origem ou um final definido, apenas se efetivaram e se efetivarão no cotidiano dos sujeitos aqui relatados. De toda forma, jamais experiências abandonadas, antes a serem continuadas por outros que virão.</p> <p>Sendo uma obra coletiva, certamente o leitor encontrará repetições, concordâncias e discordâncias sobre os diversos temas aqui abordados que envolvem a profissão do magistério, políticas e diretrizes curriculares, formas e condições de trabalho, práticas de avaliação, relações sociais, profissionais, culturais e políticas. De tudo um pouco e de pouco um muito sobre o trabalho profissional em salas de aula.</p> Gerente Revista Docentes; Francisco Egberto Melo ##submission.copyrightStatement## https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1347 Tue, 18 Jun 2024 00:00:00 +0000 AS OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO E SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1120 <p>O presente artigo tem por objetivo apresentar as contribuições das olimpíadas do conhecimento na área de Ciências Humanas, como a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) e a Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará (OCHE), no enfrentamento aos atuais desafios no Ensino de História, tais como a insuficiente carga horária para o ensino e a aprendizagem histórica, bem como as tentativas de deslegitimação do professor de História em um momento de ampla disseminação de notícias falsas e negacionismo histórico. Para tanto, investigou-se os resultados obtidos durante a experiência de orientação de equipes ao longo das referidas olimpíadas no que concerne ao desempenho, envolvimento e interesse dos discentes nos assuntos históricos, bem como seu protagonismo, investigações e aprendizagem histórica. Além disso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em busca de autores que já haviam ressaltado a importância das olimpíadas do conhecimento no desenvolvimento do pensamento histórico dos discentes, a fim de dar suporte teórico ao presente trabalho. Assim, com base nos resultados obtidos com a participação/observação de equipes de estudantes na ONHB e na OCHE e a partir dos aportes teóricos colhidos a partir do levantamento bibliográfico, pode-se asseverar que olimpíadas do conhecimento como a ONHB e a OCHE constituem-se como poderosas ferramentas no enfrentamento dos atuais desafios no Ensino de História no estado do Ceará e no Brasil.</p> Erick Cunha do Nascimento Santos, Zilfran Varela Fontenele, Antônio Germano Magalhães Junior, Marcio Monteiro Cunha ##submission.copyrightStatement## https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1120 Fri, 14 Jun 2024 17:57:27 +0000 EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: construção de identidade e memória coletiva no ensino básico https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1126 <p>Este artigo trata das atividades desenvolvidas na disciplina eletiva de Educação Patrimonial na Escola de Ensino Médio Liceu Vila Velha, explorando a relevância da abordagem educacional na escola. Destacamos a ênfase na construção de identidade e memória coletiva, ressaltando os patrimônios culturais como elementos fundamentais nesse processo. A preservação é enfatizada como um meio de proteger a memória e a cultura do grupo, com a participação ativa da comunidade sendo crucial. A metodologia adotada envolveu aulas expositivas dialogadas e aulas de campo, proporcionando uma imersão mais profunda nas discussões sobre patrimônio. Recursos visuais, como slides, foram usados como ferramentas essenciais para a compreensão dos alunos. Os resultados da disciplina indicam uma melhoria significativa na compreensão dos alunos, demonstrando o êxito da abordagem educacional. A participação ativa dos alunos é destacada, assim como a eficácia da abordagem dialógica na formação de uma consciência crítica em relação aos patrimônios. Este artigo acadêmico contribui para a compreensão da Educação Patrimonial como uma ferramenta educacional significativa, promovendo não apenas o conhecimento sobre patrimônios, mas também o desenvolvimento de uma visão crítica e a conscientização sobre as dinâmicas sociais envolvidas na preservação do patrimônio cultural.</p> Shayna Leite Viana, Augusto dos Santos Mesquita, Walter de Carvalho Braga Junior ##submission.copyrightStatement## https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1126 Fri, 14 Jun 2024 18:00:14 +0000 O O PAPEL DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-AUTOR E OS PROCESSOS EDUCATIVOS EM DIREITOS HUMANOS https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1125 <p>O objetivo é analisar como a Residência Pedagógica potencializa os saberes de formação e as práticas de licenciandos do curso de História da Universidade Regional do Cariri para a construção de um ensino voltado aos processos educativos em Direitos Humanos. São utilizados os conceitos de função professor-autor para problematizar as estruturas saberes-poderes escolares e suas relações com as práticas de verdade em direitos humanos. A partir das experiências vivenciadas por residentes, preceptores e professor orientador de projeto é feita uma análise compreensiva, com base em documentos diversos e leituras bibliográficas, dos potenciais resultados do projeto em andamento. Ao final, é esperado que seja favorecida a construção de ambiente educacionais que abram caminhos para uma realidade diferente do que tem sido indicado na história recente diante dos possíveis retrocessos autoritários vivenciados mundialmente nos últimos anos. Assim, contribuindo para transformar as salas de aulas em espaços de práticas de criação capazes de interrogar permanentemente a produção, os sujeitos produtores e as condições de produção do conhecimento.</p> Francisco Egberto de Melo, Wilderson Alves Leite ##submission.copyrightStatement## https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1125 Fri, 14 Jun 2024 18:01:42 +0000 O QUE O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NOS ENSINA SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE HISTÓRIA https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1127 <p>O estágio supervisionado é fundamental para os cursos de licenciatura, todavia, tem-se mostrado insuficiente na formação dos futuros professores. Por outro lado, o Projeto Residência Pedagógica (PRP) tem sido mais eficiente para que os sujeitos envolvidos conheçam a realidade escolar de forma sistematizada lhes favorecendo a construção de ferramentas pedagógicas para o ser-se professor. A Residência Pedagógica de História da Universidade Regional do Cariri (URCA) vem possibilitando formação sólida para o professor-orientador do subprojeto, os preceptores e os residentes, ao refletirem permanentemente sobre práticas docentes. Este artigo pondera sobre as experiências vivenciadas em escolas do cariri cearense com base nos relatórios de Estágio Supervisionado e do PRP do curso de História da URCA e identifica possíveis soluções para os problemas identificados no Estágio Supervisionado. Problematizamos as práticas de observação e ambientação nos espaços escolares, didáticas e metodologias utilizadas pelos professores, preceptores e residentes, a participação no planejamento, construção e aplicação de atividades e experiências de regência. Entende-se ser urgente a criação de uma política de Estado fomentadora do Estágio Supervisionado com base nas experiências adquiridas com a Residência Pedagógica com modificações que definam claramente o processo de formação de professores para a Educação Básica e de professores formadores de professores.</p> <p>&nbsp;</p> Antônia Lucivânia da Silva, Enrico Vicente e Silva ##submission.copyrightStatement## https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1127 Fri, 14 Jun 2024 18:03:08 +0000 “PARA FAZÊ-LAS EXISTIR, VIVER E SER”: a representação das mulheres no livro didático Poder e Política da coleção Moderna Plus (2020) https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1123 <p>A presente pesquisa objetiva discutir a representação das mulheres no livro didático <em>Poder e Política</em> (2020), da coleção <em>Moderna Plus</em> para a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no contexto de implantação do Novo Ensino Médio. A pesquisa surgiu das experiências vivenciadas no subprojeto de História do Programa Institucional de Residência Pedagógica, da FECLESC/UECE, no núcleo que atua na EEMTI Governador César Cals de Oliveira Filho, localizada em Quixadá-CE. O texto é resultado de uma análise bibliográfica e documental no campo do ensino de história, da literatura didática e das relações de gênero na educação. O diálogo se dá, principalmente, com Scott (1995), Fonseca (2003), Perrot (2005), Choppin (2004), Bittencourt (2004) e Silva (2012). A reflexão é relevante pela necessidade de incorporar a história das mulheres e de outros grupos minorizados na literatura didática.</p> Lidia Noemia Silva Santos, Antônio Jeovane Sousa Saraiva, Maria Dariana Lima Bessa, Victor Gustavo Perreira Silva, Jane Erica Gomes Costa ##submission.copyrightStatement## https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1123 Fri, 14 Jun 2024 18:07:44 +0000 O RAP E A CAPOEIRA COMO RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: um relato de experiência https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1124 <p>Neste trabalho apresentamos o relato de uma experiência realizada em turmas dos anos iniciais do ensino médio na escola EEMTI Liceu Vila Velha, uma escola de tempo integral localizada no bairro Vila Velha, em Fortaleza. Com o objetivo de construirmos uma relação de proximidade entre os alunos e a disciplina História, utilizamos músicas dos gêneros RAP e Capoeira em uma aula sobre fontes históricas. A experiência permitiu que se criassem conexões entre os saberes dos jovens, suas experiências e a disciplina História, além de gerar uma relação de proximidade entre os residentes e seus alunos.</p> Gabriele Pacife Monteiro, Laura de Sousa Braga, Walter de Carvalho Braga Júnior ##submission.copyrightStatement## https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1124 Fri, 14 Jun 2024 18:04:48 +0000 RELATO DE EXPERIÊNCIA NO LICEU DE MESSEJANA: USO DE FONTES HISTÓRICAS EM SALA DE AULA. https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1114 <p>O presente trabalho tem o objetivo de apresentar as experiências proporcionadas pelo Programa de Residência Pedagógica do curso de História da UECE, financiado pela CAPES, aos bolsistas por meio da instituição de ensino Escola de Ensino Médio Liceu de Messejana, de modo a debater acerca do uso de fontes históricas – como jornais e conteúdos audiovisuais – com alunos da 3ª série do ensino médio, cujo foco são os vestibulares. Além disso, pretende-se discutir de que forma tais fontes podem contribuir para o entendimento dos alunos no que diz respeito à compreensão do saber histórico em sala de aula, aflorando, assim, o senso crítico e o repertório sociocultural amplificado sobre os mais diversos assuntos abordados.</p> <p>Palavras-chave: Ensino. História. Fontes históricas.</p> Francisco Gabriel Soares de Oliveira Dantas, Francisco Mailton Santos Granja, Lucas Vitor dos Santos Lemos, Amanda Ferreira Lima, Jorge Henrique Maia Sampaio ##submission.copyrightStatement## https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1114 Fri, 14 Jun 2024 18:06:13 +0000