Revista Docentes https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes <p style="text-align: justify;">A Revista Docentes pertencente à Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC) foi criada em 2016 com o objetivo inicial de fazer a publicação científica dos professores. A linha editorial da revista privilegia artigos relativos à educação básica com foco na experiência docente no ensino médio.</p> pt-BR revistadocentes@seduc.ce.gov.br (Rosendo Freitas Amorim) paulovenicio@prof.ce.gov.br (Paulo Venício Braga de Paula) Mon, 04 Mar 2024 13:09:32 +0000 OJS 3.1.0.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Entre perspectivas da Educação Matemática e Ciências da Natureza e suas tecnologias: articulando conhecimentos matemáticos e científicos na educação https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1147 <p class="western" lang="pt-PT" style="line-height: 128%; margin-left: 0.27cm; margin-right: 0.2cm;" align="justify"><span style="color: #231f20;">Vivemos uma era de informação e de comunicação em rápida velocidade e, nesse contexto de mudanças educacionais, a Revista DoCEntes busca fortalecer o cenário formativo e de discussão entre os sujeitos que compõem o ambiente escolar e acadêmico brasileiro sobre desafios e potencialidades</span> <span style="color: #231f20;">didáticas</span> <span style="color: #231f20;">no</span> <span style="color: #231f20;">ensino</span> <span style="color: #231f20;">das</span> <span style="color: #231f20;">ciências.</span> <span style="color: #231f20;">Portanto,</span> <span style="color: #231f20;">objetivou-se</span> <span style="color: #231f20;">interagir</span> <span style="color: #231f20;">“Entre</span> <span style="color: #231f20;">perspectivas da Educação Matemática e Ciências da Natureza e suas tecnologias: articulando conhecimentos matemáticos e científicos na educação”, na intencionalidade de fornecer reflexões que possam contribuir com a significação e a ressignificação de conhecimentos.</span></p> <p class="western" lang="pt-PT" style="line-height: 128%; margin-left: 0.27cm; margin-right: 0.2cm; margin-top: 0.41cm;" align="justify"><span style="color: #231f20;">Para</span> <span style="color: #231f20;">isso,</span> <span style="color: #231f20;">o</span> <span style="color: #231f20;">Centro</span> <span style="color: #231f20;">de</span> <span style="color: #231f20;">Documentos</span> <span style="color: #231f20;">e</span> <span style="color: #231f20;">Informações</span> <span style="color: #231f20;">Educacionais</span> <span style="color: #231f20;">(CDIE),</span> <span style="color: #231f20;">da</span> <span style="color: #231f20;">Secretaria</span> <span style="color: #231f20;">da</span> <span style="color: #231f20;">Educação do Estado do Ceará (SEDUC), responsável pela Revista DoCEntes, vem apoiar a divulgação de </span><span style="color: #231f20;"><span style="letter-spacing: -0.1pt;">estudos</span></span> <span style="color: #231f20;"><span style="letter-spacing: -0.1pt;">para</span></span> <span style="color: #231f20;"><span style="letter-spacing: -0.1pt;">a</span></span> <span style="color: #231f20;"><span style="letter-spacing: -0.1pt;">comunidade</span></span> <span style="color: #231f20;"><span style="letter-spacing: -0.1pt;">acadêmica</span></span> <span style="color: #231f20;"><span style="letter-spacing: -0.1pt;">e</span></span> <span style="color: #231f20;"><span style="letter-spacing: -0.1pt;">escolar,</span></span> <span style="color: #231f20;"><span style="letter-spacing: -0.1pt;">contemplando</span></span> <span style="color: #231f20;"><span style="letter-spacing: -0.1pt;">iniciativas</span></span> <span style="color: #231f20;"><span style="letter-spacing: -0.1pt;">e</span></span> <span style="color: #231f20;"><span style="letter-spacing: -0.1pt;">experiências</span></span> <span style="color: #231f20;"><span style="letter-spacing: -0.1pt;">exitosas </span></span><span style="color: #231f20;">de Educação Matemática e Ciências da Natureza e suas tecnologias.</span></p> <p class="western" lang="pt-PT" style="line-height: 128%; margin-left: 0.27cm; margin-right: 0.19cm; margin-top: 0.4cm;" align="justify"><span style="color: #231f20;"><span style="letter-spacing: -0.1pt;">Essa</span></span> <span style="color: #231f20;"><span style="letter-spacing: -0.1pt;">conjuntura</span></span> <span style="color: #231f20;"><span style="letter-spacing: -0.1pt;">demonstra</span></span> <span style="color: #231f20;"><span style="letter-spacing: -0.1pt;">o</span></span> <span style="color: #231f20;"><span style="letter-spacing: -0.1pt;">quanto</span></span> <span style="color: #231f20;"><span style="letter-spacing: -0.1pt;">vêm</span></span> <span style="color: #231f20;"><span style="letter-spacing: -0.1pt;">emergindo</span></span> <span style="color: #231f20;"><span style="letter-spacing: -0.1pt;">particularidades</span></span> <span style="color: #231f20;"><span style="letter-spacing: -0.1pt;">do</span></span> <span style="color: #231f20;"><span style="letter-spacing: -0.1pt;">fazer</span></span> <span style="color: #231f20;"><span style="letter-spacing: -0.1pt;">docente,</span></span> <span style="color: #231f20;"><span style="letter-spacing: -0.1pt;">revelando </span></span><span style="color: #231f20;">que, neste século XXI, marcado pelo período pós-pandêmico, dificuldades como a de ensinar determinados conhecimentos matemáticos e científicos passaram a se acentuar, por causa de mudanças, como a de fazer uso de novas tendências educacionais, que agreguem, justifiquem</span> <span style="color: #231f20;">e subsidiem práticas educativas. Como exemplo, podemos apontar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), a Resolução de Problemas, a Modelagem, entre outras, que, ao</span> <span style="color: #231f20;">serem</span> <span style="color: #231f20;">implementadas</span> <span style="color: #231f20;">nos</span> <span style="color: #231f20;">processos</span> <span style="color: #231f20;">de</span> <span style="color: #231f20;">ensino</span> <span style="color: #231f20;">de</span> <span style="color: #231f20;">Matemática</span> <span style="color: #231f20;">e</span> <span style="color: #231f20;">de</span> <span style="color: #231f20;">Ciências,</span> <span style="color: #231f20;">podem</span> <span style="color: #231f20;">contribuir para a aprendizagem de conceitos.</span></p> <p class="western" lang="pt-PT" style="line-height: 128%; margin-left: 0.27cm; margin-right: 0.19cm; margin-top: 0.41cm;" align="justify"><span style="color: #231f20;">Ao</span> <span style="color: #231f20;">se</span> <span style="color: #231f20;">tratar</span> <span style="color: #231f20;">de</span> <span style="color: #231f20;">um</span> <span style="color: #231f20;">diálogo</span> <span style="color: #231f20;">que</span> <span style="color: #231f20;">interaja</span> <span style="color: #231f20;">entre</span> <span style="color: #231f20;">perspectivas</span> <span style="color: #231f20;">da</span> <span style="color: #231f20;">Educação</span> <span style="color: #231f20;">Matemática</span> <span style="color: #231f20;">e</span> <span style="color: #231f20;">Ciências</span> <span style="color: #231f20;">da Natureza e suas tecnologias, esta edição se compromete a apresentar discussões que possam </span><span style="color: #231f20;">articular conhecimentos provenientes da Matemática e das Ciências, que, cientificamente, a partir </span><span style="color: #231f20;">da utilização de metodologias, recursos e trocas de experiências, conduzam-nos a reflexões e superações de obstáculos epistemológicos desencadeados em experiências de ensino cotidianas e</span> <span style="color: #231f20;">resultantes</span> <span style="color: #231f20;">da</span> <span style="color: #231f20;">carência,</span> <span style="color: #231f20;">ou</span> <span style="color: #231f20;">até</span> <span style="color: #231f20;">da</span> <span style="color: #231f20;">ausência,</span> <span style="color: #231f20;">de</span> <span style="color: #231f20;">formação</span> <span style="color: #231f20;">inicial</span> <span style="color: #231f20;">e</span> <span style="color: #231f20;">continuada</span> <span style="color: #231f20;">de</span> <span style="color: #231f20;">professores.</span></p> <p class="western" lang="pt-PT" style="line-height: 128%; margin-left: 0.27cm; margin-right: 0.2cm; margin-top: 0.41cm;" align="justify"><span style="color: #231f20;">Nesse intuito, esta edição buscou reunir</span> <span style="color: #231f20;">sete artigos e uma entrevista, que explanassem aos leitores </span><span style="color: #231f20;">da</span> <span style="color: #231f20;">Revista</span> <span style="color: #231f20;">DoCEntes,</span> <span style="color: #231f20;">mediante</span> <span style="color: #231f20;">pesquisas</span> <span style="color: #231f20;">e</span> <span style="color: #231f20;">seus</span> <span style="color: #231f20;">elementos</span> <span style="color: #231f20;">fundantes,</span> <span style="color: #231f20;">propostas</span> <span style="color: #231f20;">relevantes,</span> <span style="color: #231f20;">que, consoante seus métodos, suas metodologias, seus resultados e suas considerações, viabilizam compreensões científicas rumo ao fortalecimento dessas ciências.</span></p> <p>&nbsp;</p> <p class="western" lang="pt-PT" style="margin-top: 0.05cm;">&nbsp;</p> Gerente Revista Docentes ##submission.copyrightStatement## https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1147 Mon, 04 Mar 2024 13:07:05 +0000 A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO CONTEXTO DE COMPETIÇÕES OLÍMPICAS https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1079 <p>As Olimpíadas de Matemática buscam ampliar a cultura matemática, aprimorar o pensamento lógico-criativo e identificar jovens talentos. Assim, é importante o protagonismo do estudante para a soluções de problemas, o que dialoga com proposta de Brousseau (2008), na Teoria das Situações Didáticas. O objetivo deste trabalho é apresentar as contribuições da Teoria das Situações Didáticas no contexto de preparação olímpica. Adotamos uma metodologia qualitativa e exploratória, implementada com 24 estudantes matriculados dentre as três séries do Ensino Médio, participantes de um grupo de estudos preparatório para olimpíadas. A pesquisa foi realizada na EEEP Professora Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales, em Sobral, Zona Norte do Ceará. Como resultados, foram obtidas 24 medalhas entre ouro, prata e bronze, em nível regional e nacional, na realização da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras. Verificou-se que a fase adidática da Teoria das Situações Didáticas e o modelo de prova realizada tem grande potencial para estimular a participação do estudante neste tipo de exame. Ademais, a abordagem usada forneceu um ambiente favorável ao desenvolvimento de habilidades e competências matemáticas de modo interdisciplinar, o protagonismo juvenil, o trabalho em equipe e, sobretudo o pensamento criativo e o raciocínio lógico-matemático, contribuindo para a formação integral do estudante.</p> Renata Teófilo de Sousa, Francisco Régis Vieira Alves ##submission.copyrightStatement## https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1079 Mon, 04 Mar 2024 12:14:31 +0000 A INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO DE MATEMÁTICA https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1077 <p>O apelo à interdisciplinaridade para o ensino de Matemática está cada vez necessário, tendo em vista a compreensão dessa componente curricular como essencial na formação integral do indivíduo (BRASIL, 2017). Nesse sentido, este artigo tem como objetivo mapear pesquisas que descrevem práticas interdisciplinares para o ensino de Matemática, com enfoque em trabalhos desenvolvidos no Brasil. Para tanto, apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), descrevendo a interdisciplinaridade aplicada no ensino de Matemática. Durante a seleção dos estudos, utilizou-se o método apresentado por Kitcheman (2007). Nesse sentido, foram usados critérios de inclusão e exclusão nos trabalhos encontrados em três bases de dados digitais: Periódicos Capes, Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), a fim de encontrar trabalhos que respondessem às questões de pesquisa deste estudo. No geral, os resultados apontaram que práticas interdisciplinares para o ensino de Matemática contribuem para o envolvimento dos estudantes com as atividades, promovem a significação de conceitos matemáticos, favorecem o protagonismo estudantil, propiciam o uso de variados recursos pedagógicos e motivam novas metodologias de ensino. Considera-se que o presente estudo possa ajudar professores de Matemática que desejam desenvolver atividades pautadas na interdisciplinaridade, contribuindo para um aprendizado mais acessível a todos.</p> Emanuela Moura de Melo Castro ##submission.copyrightStatement## https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1077 Mon, 04 Mar 2024 12:15:21 +0000 EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/958 <p>O racismo pode ser discutido no ensino de Biologia através de uma proposta didática ou processo de ensino em uma perspectiva crítica, entendida também como decolonial, que se constitui enquanto uma prática social, e, portanto, capaz de produzir novas formas de existência e de humanização. Desse modo, os estudos de Decolonialidade subsidiam este trabalho de cunho bibliográfico, cujo objetivo geral é elaborar uma discussão sobre os desdobramentos da Lei 10.639/2003 e da educação das relações étnico-raciais no ensino de Biologia, mobilizada pelo diálogo sobre uma proposta didática com o tema: A espécie humana: ancestralidade, genética e diversidade fenotípica a partir do continente africano. Acredita-se que as discussões aqui apresentadas evidenciam a necessidade de um processo de ensino de Biologia que dialogue com a diversidade étnico-racial, para efetivamente contribuir com a construção de uma didática decolonial, que, além de problematizar a lógica dominante eurocêntrica propõe um debate sobre a descolonização epistêmica, política e social.</p> Maria Auxiliadora de Almeida Arruda, Savio Ricardo Souza Ferreira ##submission.copyrightStatement## https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/958 Mon, 04 Mar 2024 12:09:00 +0000 UMA PROPOSTA DE ENSINO DE TERMODINÂMICA COM A ANUÊNCIA DA METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/964 <p>Investigamos a relevância de uma sequência didática como instrumento de promoção do engajamento de estudantes do ensino médio ao estudarem as leis da Termodinâmica. Para tanto nos orientamos pela questão: em que termos uma sequência didática elaborada seguindo os pressupostos teóricos da metodologia da Aprendizagem Cooperativa, com a interface do recurso digital <em>Quizlet Live,</em> pode suscitar contribuições para o engajamento de estudantes ao aprenderem física? Justificamos a escolha dessa temática mediante a incipiente produção de propostas de ensino que imbriquem a Aprendizagem Cooperativa às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. A proposta se mostrou pertinente tendo em vista a promoção da participação ativa, da organização do pensamento, da criação de espaços de discussão e de compartilhamento de saberes pelos discentes.</p> FRANCICO IVANILDO DE SOUSA IVANILDO SOUSA ##submission.copyrightStatement## https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/964 Mon, 04 Mar 2024 12:21:16 +0000 ROBÓTICA EDUCACIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DO CEARÁ: AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DISCENTES E A QUALIDADE DO ENSINO https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/737 <p>Neste trabalho, compreendeu-se a Robótica Educacional como estratégia de ensino de caráter interdisciplinar, desafiadora e lúdica, voltada à promoção da aprendizagem de conceitos curriculares. Objetivou-se identificar os impactos da Robótica Educacional sobre a qualidade do aprendizado discente de duas escolas públicas estaduais do Ceará. Os resultados obtidos com a amostra de 62 alunos indicaram que a expressiva maioria destacou: (i) o incremento da curiosidade pela Robótica Educacional e pela leitura de livros sobre a temática; (ii) a potencialidade de se abordar temas transversais ao currículo escolar, tais como a sustentabilidade ambiental e a reciclagem de resíduos tecnológicos e industriais; (iii) a relevância do ensino da Robótica Educacional para aguçar a visão do alunado acerca da importância dos processos de reciclagem de resíduos tecnológicos; (iv) o incremento no interesse do alunado pelo ensino e pela escola, ocasionando impactos positivos sobre o aprendizado formal.</p> Wagner Bandeira Andriola ##submission.copyrightStatement## https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/737 Mon, 04 Mar 2024 12:28:07 +0000 CIRCULOS MATEMATICOS https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/568 <p>O objetivo do trabalho visa aplicar os círculos matemáticos tradicionais russos como um meio de desenvolver habilidades matemáticas nos participantes, especialmente raciocínio lógico e estratégias de resolução de problemas e melhorar o desempenho nas olimpíadas de matemática. Embora cada círculo matemático tenha suas próprias características, mesmo únicos, graças aos seus mentores e participantes, eles tem algumas características comuns, como foco na resolução de problemas, desenvolver raciocínio matemático lógico; métodos informais, não há necessidade de avaliar ou ter obrigação de resolver um problema ou problemas; é proporcionar um ambiente social propício para aqueles que desejam estudar matemática para investigar tópicos que vão além do conteúdo do curso com outros que se sentem da mesma maneira. A problematização foi como os círculos matemáticos implantado em uma escola podem contribuir para um bom desempenho nas olimpíadas de matemática. O método de revisão de literatura permite a inclusão de pesquisas experimentais e não experimentais, a combinação da obtenção de dados empíricos e teóricos, pode levar à definição de conceitos, identificação de lacunas no campo da pesquisa, revisão teórica e análise de métodos de pesquisa sobre um determinado tema. O desenvolvimento desse método requer recursos, conhecimentos e habilidades.</p> uedson felix rodrigues ##submission.copyrightStatement## https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/568 Mon, 04 Mar 2024 12:24:56 +0000 ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NA ABORDAGEM DE MODELOS ATÔMICOS https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/725 <p>Os experimentos investigativos são atividades que exigem do aluno uma participação mais ativa, e com isso, auxiliam no desenvolvimento de habilidades importantes no processo de aprendizagem. Essa metodologia é uma proposta inovadora na qual os alunos são desafiados a resolver problemas científicos, com finalidade educativa, nos quais terão que construir hipóteses e testá-las experimentalmente. O aspecto mais importante são as várias etapas bem definidas que a metodologia traz, como fazer o aluno, tanto individualmente como em grupo, defender sua hipótese ou decidir em grupo quais caminhos metodológicos tomar e quais os resultados mais adequados. Visto a importância desse tipo de atividade experimental, esse projeto de extensão objetivou colocar alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental como protagonistas na execução de atividades experimentais investigativas na própria escola. Assim, foi possível perceber que o contato dos alunos com essas atividades valorizou suas ideias, incentivou a autonomia e colocou o “erro” e as discussões que surgiram no centro da atividade científica, favorecendo o aprendizado de conceitos, o desenvolvimento de habilidades e valores, e a alfabetização científica.</p> Jean Michel dos Santos Menezes ##submission.copyrightStatement## https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/725 Mon, 04 Mar 2024 12:17:01 +0000 DoCEntes Entrevista https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1146 <p>Centro de Documentação e Informações Educacionais (CDIE) da Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC), destinado à gestão do conhecimento educacional, à preservação da memória institucional e à prestação de serviços de informação nas áreas de arquivo histórico e biblioteca, em apoio ao fortalecimento científico e à divulgação do conhecimento à comunidade escolar e acadêmica brasileira, vem apoiar a Revista Docentes, na realização da entrevista com o Prof. Me. Carlos Ian Bezerra de Melo, docente em Educação Matemática na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e, atualmente, diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Ceará (SBEM/CE).<br>À luz desse cenário, convidamos o Prof. Me. Ian Melo para dialogar acerca de sua trajetória profissional e acadêmica, com os desencadeamentos em torno da formação de professores. Em especial, esta edição tratará de discussões que subsidiam e contribuem com reflexões proeminentes da Educação Matemática e das Ciências da Natureza e suas tecnologias, assim, tendo em vista esse enfoque, a pretensão é conduzir o diálogo nesse ambiente.</p> Gerente Revista Docentes ##submission.copyrightStatement## https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1146 Mon, 04 Mar 2024 12:48:46 +0000