O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

  1. O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.
    Acessar a plataforma da Revista Ceará Científico para fazer o cadastro e ter acesso a todas as informações necessárias: https://periodicos.seduc.ce.gov.br/cearacientifico

      

2. Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • Todos os artigos deverão ser escritos em língua portuguesa, segundo o novo acordo ortográfico vigente desde 2009.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • URLs para as referências serão informadas quando possível.

  • Os textos devem estar em conformidade com as normas da ABNT (NBR 6023/2018), seguindo os padrões de estilo e requisitos bibliográficos.

 

3. Diretrizes para Autores

  • As seções dos artigos, pela ordem, devem ser: título; título em inglês; nome do(s) autor(es); resumo e palavras-chave, abstract e keywords; texto e referências bibliográficas.

  • O título deve ser centralizado, em caixa alta, escrito em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, em negrito, com espaçamento de 1,5 entrelinhas. Quando houver subtítulo, este deve se iniciar com letra minúscula e não será grafado em negrito.

  • O título em inglês deve vir abaixo do título em português, com uma linha de 1,5 entre eles, centralizado, escrito em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, em negrito e itálico, com espaçamento entre linhas simples. Apenas a letra inicial e a primeira letra dos substantivos próprios (quando houver) devem ser maiúsculas. Quando houver subtítulo, este deve se iniciar com letra minúscula e somente em itálico.

  • O nome do(a) autor(a) deve vir abaixo do título em inglês e separado por uma linha de 1,5, alinhado à direita, em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, normal, com uma linha de espaçamento simples entre eles, se houver mais de um autor. Apenas as primeiras letras de cada nome próprio devem ser maiúsculas. O nome do(a) autor(a) deve ser seguido de nota de rodapé, contendo formação e local de atuação.

  • Cada artigo deverá ter no mínimo 08 e no máximo 15 páginas, incluindo bibliografia e elementos pré-textuais (Títulos, resumo, abstract, etc.). As páginas devem ser de tamanho A4, ter orientação retrato, margens superior e esquerda em 3 cm, inferior e direita em 2 cm. Os artigos não devem conter numeração de páginas.

  • O texto do artigo deve ser grafado em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, normal, alinhado à esquerda, justificado, com espaçamento entre linhas tamanho 1.5, com tabulação de 1,25 nas primeiras linhas dos parágrafos. Não se deve utilizar nenhum espaço (“antes” ou “depois”) entre os parágrafos. As seções (tópicos), entretanto, deverão ser separadas por um espaço de 1,5, acima e abaixo. Nas subseções a linha de espaçamento de 1,5 se dará acima da última linha do parágrafo anterior, mas não abaixo.

  • Os artigos devem ser enviados em arquivos no formato DOCX, DOC ou ODT. Não serão aceitos artigos em PDF ou em outros formatos que não os determinados.

  • As seções dos artigos, pela ordem, devem ser: título; título em inglês; nome do autor; resumo e palavras-chave; abstract e keywords; texto (Introdução; Fundamentação teórica; Metodologia e Considerações finais); Referências. As seções dos relatos de experiência, pela ordem, devem ser: título; título em inglês; nome do autor; resumo e palavras-chave; abstract e keywords; texto (Introdução; Metodologia; Discussão e Conclusão) e Referências.

  • O resumo deve vir abaixo do nome do autor, com uma linha de espaço simples separando, ser escrito em parágrafo único, alinhado à esquerda, justificado, deve conter até 500 palavras, em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, normal, com espaçamento entre linhas simples. O termo “Resumo”, seguido de dois pontos, deve ser grafado em negrito, precedendo o texto que vai logo abaixo e com o espaço de uma linha simples. Ressalta-se que não serão aceitos resumos em língua estrangeira, oriundos de tradução automática (p. ex. Google tradutor).

  • As palavras-chave devem ser no mínimo 3 e no máximo 5, devem vir na linha imediatamente abaixo do resumo, separadas por ponto, alinhadas à esquerda, justificadas, grafadas em fonte Times New Roman, tamanho 12, normal, com espaçamento entre linhas simples. O termo “Palavras-chave” seguido de dois pontos deve ser grafado em negrito e preceder as palavras-chave.

  • As citações com até três linhas devem vir no corpo do texto, entre aspas, em fonte normal e referenciadas no sistema autor-data. As citações com mais de três linhas devem ser destacadas do texto, sem aspas, grafadas em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 10, com espaçamento entre linhas simples, recuo de 4 cm em todo o parágrafo, sem tabulação na primeira linha, separadas por uma linha de espaço (simples) entre o parágrafo anterior e o posterior e referenciadas no sistema autor-data.

  • As notas de rodapé, se houver, devem ser meramente explicativas (excetuando-se a primeira, referente aos dados do autor). Elas devem vir numeradas consecutivamente em algarismos arábicos, começando a partir de 1, devem ser grafadas em Arial ou Times New Roman, tamanho 10, normal, com espaçamento entre linhas simples.

  • Os trabalhos devem ser enviados com a devida revisão textual (coesão, coerência, concordância, regência, pontuação, ortografia, acentuação gráfica, etc.), conforme norma ortográfica vigente (Acordo Ortográfico 2009). Tal procedimento é responsabilidade do(s) autor(es).

  • Ilustrações como quadros, tabelas, fotografias e gráficos, devem preferencialmente ser submetidas em resolução mínima de 300 dpi. Caso já tenham sido publicados, indicar a fonte e enviar a permissão para reprodução. Esses elementos também podem ser enviados como documentos suplementares durante a submissão do artigo.

  • Quando o artigo contiver imagens, tabelas, quadros e/ou gráficos estes devem vir precedidos por títulos centralizados, numerados consecutivamente com algarismos arábicos em fonte Arial ou Times Roman, tamanho 12, negrito e ter espaçamento entre linhas simples (ex.: Figura 1, Imagem 1, Gráfico 1, etc.). Abaixo da imagem (ou gráfico, tabela, etc.), devem se seguir legendas informando a referência da fonte da imagem, tabela, quadro e/ou gráfico. Essa referência deve ser grafada em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 10, normal e ter espaçamento entre linhas simples. Todas as imagens devem estar no formato JPG.

  • Ilustrações como quadros, tabelas, fotografias e gráficos, incluídas no texto, devem referenciar a discussão, com o respectivo número de ordem e em até no máximo 4 (quatro) ilustrações.

  • Ainda sobre imagens, quadros, gráficos e tabelas, devem estar dispostas dentro do espaçamento, superior e esquerda em até 3,0 cm, inferior e direita em até 2,0 cm da margem.

  • As referências das citações devem vir no corpo do trabalho referindo o autor, ano de publicação da edição citada e a página. Os demais dados constarão na referência bibliográfica final na qual deverá constar somente as obras citadas no texto e deverá obedecer às normas da ABNT (NBR 6023/2018). Quanto ao termo "REFERÊNCIAS” deve estar centralizado, sem indicativo numérico e com um espaço de 1,5 das devidas referências..

  • A bibliografia deve listar todas as obras referenciadas ao longo do texto, em ordem alfabética. As referências devem obrigatoriamente ser completas, de acordo com as normas da ABNT (NBR 6023/2018), digitadas em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, alinhadas à esquerda, justificadas, com espaçamento entrelinhas simples, sem recuo ou tabulação, e espaçamento de 1,5cm. entre parágrafos. Os artigos e livros distribuídos virtualmente devem conter endereço eletrônico e data de acesso.

  • As palavras-chave devem ser no mínimo 3 e no máximo 5, com uma linha de espaço simples do resumo, separadas por ponto, alinhadas à esquerda, justificadas, grafadas em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, normal, com espaçamento entrelinhas simples. O termo "Palavras-chave", seguido de dois pontos, deve ser grafado em negrito e preceder as palavras-chave. Somente a primeira letra de cada palavra-chave será grafada em maiúsculo. Nas que forem compostas, as primeiras letras de cada uma.

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.