• Os Múltiplos Conhecimentos na Formação Omnilateral dos Sujeitos
    v. 2 n. 3 (2023)

    Em sua mais nova edição, dentro da proposta de ser um impresso com periodicidade semestral, a Revista Ceará Científico está voltada para publicação de artigos e relatos de experiências – elaborados a partir de projetos em desenvolvimento ou já desenvolvidos pelos discentes nas escolas –, que foram submetidos em fluxo contínuo, a partir de chamada pública com quatro subtemáticas sugeridas: Diversidade e Relações Étnico-Raciais; Protagonismo Juvenil; Letramento Científico; Os Múltiplos Conhecimentos na Formação Omnilateral dos Sujeitos. Nela estão presentes 13 estudos que partem de problematizações desenvolvidas pelos discentes, sob a orientação de seus professores. Eles refletem sobre os conhecimentos construídos no chão da escola, apresentando-os através da escrita rigorosa e metódica, o que resulta na publicização e circulação digital dos saberes elaborados e, agora, compartilhados.

  • Produzindo conhecimento e implementando o currículo escolar
    v. 2 n. 2 (2023)

    No seu segundo ano de existência a Revista Ceará Científico propicia aos discentes das escolas públicas cearenses publicarem o melhor da própria produção do conhecimento cientificamente elaborado nas diversas áreas do conhecimento. Sob orientação dos professores, os artigos e relatos de experiências tem como propósito o de propiciar a permanente reflexão sobre as relações dinâmicas dos conhecimentos específicos das disciplinas da base comum do Ensino Fundamental e Médio com problemáticas sociais, culturais, tecnológicas e ambientais. O que certamente enriquece o currículo desenvolvido no âmbito das escolas, na necessária articução entre a teoria e a prática. Sendo assim, nesta segunda edição da revista Ceará Científico, relativa ao 1º Semestre de 2023, publiciza-se artigos referentes ao evento Ceará Científico que foi realizado em dezembro de 2022.

     

  • Pesquisa científica e a produção do conhecimento no âmbito escolar
    v. 1 n. 1 (2022)

    O escopo da edição inaugural da revista Ceará Científico abrange trabalhos selecionados para o evento de mesmo nome que, após serem apresentados sob a forma de projetos em etapas local e regional, foram premiados na fase estadual, de acordo com as seguintes categorias: I. Ciências e Engenharias; II. Ciências Humanas e Sociais aplicadas; III. Educação Ambiental; IV.Expressões Artístico Culturais na Pesquisa em Educação Ambiental; V. Ferramentas tecnológicas em educação e Aplicação das TIC; VI. Linguagens e suas Tecnologias; VII. Matemática e suas Tecnologias; VIII. Pesquisa Jr. – Ensino Fundamental II e EJA Fundamental; e IX. Robótica e Automação. A ordem das categorias apresentadas foi seguida, começando por Ciências e Engenharias em que são três os textos publicados. Eles tratam, respectivamente, do uso do álcool em gel utilizando dispenser caseiro; da análise das propriedades medicinais e a produção de fármaco natural extraído do mandacaru; além de um relato do projeto “ARMEL”, sobre o uso de uma armadilha elétrica contra mosquitos. Os três artigos da categoria Ciências Humanas e Sociais Aplicadas discutem temas transversais importantes, a exemplo do ensino de gênero como prática pedagógica no projeto “Soberanas”. Também o da pertença racial e afrossaberes da comunidade escolar, a partir de intervenções didáticas do projeto “Afrojin”. Finalmente, temos ainda a discussão sobre representação e reprodução da violência contra as mulheres, com base na publicidade, como o tema gerador do último dos artigos. Os três trabalhos mais destacados, em cada uma das nove categorias, estão aqui publicados nos formatos de artigos científicos, relatos de experiências e projetos de jogos, aplicativos ou robótica. Neste número inaugural são exatos 24, extraídos dos 27 projetos apresentados e premiados na etapa estadual do Ceará Científico em 2021. Muito embora nem todos os projetos tenham sido submetidos para a publicação na Revista Ceará Científico – porquanto dois da categoria Pesquisa Jr. - Ensino Fundamental II e EJA Fundamental e outro da categoria Educação Ambiental não enviaram o arquivo no formato normativo exigido –, os textos que compõem esta edição contemplam todas as categorias já citadas.

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