SISTEMA DE IRRIGAÇÃO AUTOMATIZADO PARA PEQUENOS AGRICULTORES, HORTAS E JARDINS
Palavras-chave:
Arduino Uno. Sensores. Irrigação automatizada.Resumo
As Tecnologias da Informação estão cada vez mais presentes no setor agrícola, sendo realizados muitos estudos visando facilitar o manejo, a economia de água e energia e o aumento da produtividade das culturas. Dentre estas tecnologias destacam-se uma enorme variedade de aplicações, entre elas o dispositivo Arduino, uma plataforma de prototipagem eletrônica capaz de permitir o desenvolvimento de sistemas interativos para os mais variados fins. Pensando principalmente em pequenos agricultores, hortas e jardins, foicriado pelos alunos da EEM Getúlio Vargas, localizada na cidade Farias Brito, Ceará, um sistema de irrigação automatizado que tem como objetivo a criação de um dispositivo que se comunica com um aplicativo para monitorar e auxiliar no processo de irrigação, tendo um custo benefício mais acessível que os sistemas de irrigações vendidos no mercado. O dispositivo utilizasensores de umidade do solo e ar, temperatura e chuvaque enviam as informações para a placa Arduino que controla o acionamento de uma bomba centrífuga. Também foi criado um aplicativo móvel para se comunicar com o sistema, a sua interface permite monitorar e controlar a irrigação de maneirasimples a partir de qualquer dispositivo que possua a tecnologia Bluetooth, viabilizando sua operação a distância.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).