IDENTIDADE DE GÊNERO E TRANSFOBIA
uma discussão além dos muros da escola
Palavras-chave:
Escola, Transfobia, Identidade de Gênero, Orientação SexualResumo
O presente trabalho se trata de uma vivência de um projeto desenvolvido por professores e alunos da Rede Estadual de Ensino do Ceará com a finalidade de debater assuntos acerca da identidade de Gênero e orientações sexuais. Visto que, muito se discute casos de LGBTfobia, assim como questionamentos sobre a identidade de gênero. Nesse sentido, é de grande importância que jovens estejam dispostos a aprender e a ensinar como lidar com a diversidade, com isso é necessário estimular os alunos a refletir, respeitar e compreender as diferentes orientações sexuais e expressões de gênero. Desse modo, espera-se que a criança e o adolescente concluam a educação básica preparados para a vida em sociedade e capacitados para compreender a diversidade sexual e as diferentes expressões de gênero. A partir dessa contextualização, é necessário fazer intervenções como Palestras, oficinas e cartazes informativos em prol da formação dos discentes acerta da temática. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo geral: refletir, nas escolas de ensino médio de Brejo Santo, a percepção dos estudantes a respeito do conhecimento dos mesmos sobre as questões LGBTQIAPN+. Tendo como objetivos específicos: compreender a percepção dos estudantes do ensino médio de Brejo Santo sobre as questões da comunidade LGBTQIAPN+; promover através de oficinas e palestras, discussões relacionadas à diversidade e o combate ao preconceito contra pessoas identificadas como LGBTQIAPN+. Para que atingisse os objetivos e aproximasse dos estudantes o conhecimento acerca das diferentes sexualidades e expressões de gênero, houve a escolha de alguns autores para fundamentação teórica, entre eles: TRINDADE et al (2019), COSME (2021), GREEN et al (2016) e VENTIMIGLIA e MENEZES (2020). Além disso, o trabalho mostra a necessidade do ao bullying, para o combate ao preconceito frente à comunidade GLS e para diminuir a violência escolar. Em busca de desenvolver este projeto, foi tomada uma abordagem qualitativa, a pesquisa trata de um relato de experiência acontecendo em escolas de Ensino Médio de Tempo Integral de Brejo Santo, buscando observar, analisar e interpretar como os adolescentes e adultos lidam e entendem pessoas que declaram ter identidades de gênero diferentes da totalidade, buscando fortalecer a quebra de estereótipos. Nesse trabalho, o protagonismo estudantil esteve fortemente presente e mostrou-se como forma de RESISTÊNCIA. Por isso, o papel dos professores orientadores, nesse contexto, foi estritamente de orientação.
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