JOGOS MATEMÁTICOS E EQUIDADE DE GÊNERO: UMA FERRAMENTA PARA A PROTEÇÃO DOS DIREITOS DAS MULHERES E O ENSINO DE OPERAÇÕES ARITMÉTICAS

Autores

Palavras-chave:

Equidade de gênero, Ensino de Matemática , Laboratório de Matemática

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal desenvolver um jogo de tabuleiro em formato de trilha voltado ao ensino das operações aritméticas relacionando com a equidade de gênero e proteção da mulher. Tendo como objetivos específicos: realizar ações voltadas a temática da equidade de gênero e proteção da mulher dentro da escola envolvendo com a educação matemática; revisar conteúdos básicos da matemática de forma lúdica; propor a construção de um laboratório de matemática a partir das construções de materiais lúdicos e concretos. Uma das formas de abordar a equidade de gênero e a proteção dos direitos das mulheres na educação matemática é por meio de práticas pedagógicas que desafiem os estereótipos de gênero. A pesquisa é de cunho qualitativo, exploratória, tendo como procedimento a pesquisa-ação. Foram desenvolvidas com estudantes de duas instituições de ensino sendo uma delas de ensino fundamental e outra de ensino médio. Os resultados apontam que o projeto proporcionou, a relação da matemática com a equidade de gênero e proteção da mulher por meio de um jogo produzido pelos próprios estudantes, além disso, levou os próprios alunos, durante o processo, a produzirem jogos e materiais para compor seu próprio laboratório de matemática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patrícia de Souza Moura, Universidade Federal do Ceará UFC e SEDUC - CE

    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro. Professora de matemática da EEM Vivina Monteiro. Crede 17 – Icó Ceará.

  • Pedro Henrique de Lima, Universidade Regional do Cariri (URCA) e SEDUC CE

    Mestrando em Educação pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Especialista em docência para educação profissional e tecnológica pela IFES. Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro. Professor de matemática da EEM Vivina Monteiro. Crede 17 – Icó Ceará.

Downloads

Publicado

30/06/2025

Como Citar

JOGOS MATEMÁTICOS E EQUIDADE DE GÊNERO: UMA FERRAMENTA PARA A PROTEÇÃO DOS DIREITOS DAS MULHERES E O ENSINO DE OPERAÇÕES ARITMÉTICAS. (2025). Revista Ceará Científico, 4(6), 25-36. https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/cearacientifico/article/view/1528