COM A PALAVRA MULHERES GRANJENSES: Relatos de protagonismo feminino

Autores

  • Maria Gleiciane Fontenele Pereira Ceja Guilherme Gouveia https://orcid.org/0009-0002-6189-3386
  • Débora Carla Gomes de Oliveira Ceja Guilherme Gouveia
  • Maria Cleide da Silva Mesquita Ceja Guilherme Gouveia

Palavras-chave:

Mulheres, Protagonismo, Empoderamento, Invisibilidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo documentar e analisar a experiência do projeto "Com a Palavra Mulheres Granjenses", desenvolvido por alunas da Escola CEJA Guilherme Gouveia, visando promover a visibilidade e o protagonismo feminino por meio de relatos de mulheres que se destacam em diversas áreas da sociedade granjense. Tendo como principais referências teóricas as ideias de Simone de Beauvoir (1980) e Judith Butler (2010) sobre as diferenças de gênero e as identidades performáticas que perpetuam a desigualdade de gênero. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter exploratório e descritivo, utilizou o método da história oral e entrevistas como técnicas de coleta de dados. Dez mulheres de diferentes setores sociais foram entrevistadas, e seus relatos foram transcritos para compor um livro. Para avaliar a relevância do projeto, foi aplicado um questionário diagnóstico aos alunos e professores da escola, com o objetivo de mensurar o impacto e a importância das histórias de mulheres granjenses. Os resultados indicaram aceitação unânime da proposta, destacando a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento feminino. A análise revelou a importância da visibilidade do protagonismo feminino, contribuindo para a desconstrução das barreiras culturais e estruturais que limitam a participação das mulheres. O projeto se caracteriza como uma ferramenta educacional e de transformação social, ao promover o reconhecimento das histórias dessas mulheres como fontes de inspiração e resistência. Conclui-se que o projeto fortaleceu o empoderamento das mulheres participantes e das alunas envolvidas, gerando impacto positivo na comunidade escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Gleiciane Fontenele Pereira, Ceja Guilherme Gouveia

    Mestra em Antropologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora da Centro Educacional de Jovens e Adultos Guilherme Gouveia (CEJA). 

  • Débora Carla Gomes de Oliveira, Ceja Guilherme Gouveia

    Aluna do 2º ano do Ensino Médio do Centro Educacional de Jovens e Adultos Guilherme Gouveia (CEJA).

  • Maria Cleide da Silva Mesquita, Ceja Guilherme Gouveia

    Aluna do 3º ano do Ensino Médio do Centro Educacional de Jovens e Adultos Guilherme Gouveia (CEJA)

Downloads

Publicado

30/06/2025

Como Citar

COM A PALAVRA MULHERES GRANJENSES: Relatos de protagonismo feminino. (2025). Revista Ceará Científico, 4(6), 140-152. https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/cearacientifico/article/view/1567