Projeto Interação: os plurais de causas singulares

Autores

  • Francisca Rayane Fernandes da Silva Escola Profissional Doutor José Alves da Silveira
  • Pedro Lucas Carmo de Lima Escola Estadual de Educação Profissional Doutor José Alves da Silveira
  • Robson Diêgo Costa Gustavo Escola Estadual de Educação Profissional Doutor José Alves da Silveira

Palavras-chave:

Mulheres. Unidades hospitalares.. Gêneros Textuais. Letramento. Equidade

Resumo

O Projeto Inter(AÇÃO) é uma iniciativa socioeducativa voltada a mulheres que recebem assistência  médica na Instituição Luz e Vida, Hospital Doutor Pontes Neto, Hospital Regional do Sertão Central e Centro de Atenção Psicossocial em Quixeramobim. Nossas ações vinculam-se à área de Linguagens, Códigos e  suas Tecnologias, pois promovem práticas de letramento literário no incentivo à formação de leitores e a promoção da equidade de gênero em sociedade. Objetivamos o incentivo à formação de leitores e a recomposição da aprendizagem do componente curricular Língua  Portuguesa, em todas as turmas da Escola Profissional de Quixeramobim. Para fins metodológicos desenvolvemos inicialmente revisão de literatura em livros de renome científico a exemplo de Irandé Antunes (2003,2009), Paulo Freire(1991, 2020), Rildo Cosson (2006), Edgar Morin (2000) e José Moran (2015). Sequencialmente adotamos a metodologia ativa “aprendizagem entre pares” no  trabalho com a leitura e produção de textos autorais em sala de aula direcionados a mulheres atendidas pelas redes hospitalares citadas. As produções textuais alicerçaram ações voltadas a afetividade, coletividade e equidade de gênero, valorização do protagonismo estudantil, formação integral dos educandos e melhor relação entre escola e comunidade potencializando habilidades textuais e socioemocionais a serviço da aprendizagem e principalmente da equidade de gênero.

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Biografia do Autor

  • Francisca Rayane Fernandes da Silva , Escola Profissional Doutor José Alves da Silveira

    Graduada em Letras Língua Portuguesa - FECLESC/UECE, especialista em Arte -Educação - Faculdade de Iguaçu. É cordelista desde a infância e pesquisa sobre Literatura de cordel e a contribuição da sua utilização em sala de aula há 13 anos. Professora de Língua Portuguesa e Redação na Escola Profissional de Quixeramobim de agosto de 2017 a janeiro de 2025. Desde o ano de 2020 desenvolveu a função de Diretora de Turma na referida escola, além disso foi orientadora de projetos científicos nos anos de 2018, 2019, 2022, 2023 e 2024 conquistando sete premiações regionais no Ceará Científico Etapa Regional da CREDE 12 e duas premiações estaduais no Ceará Científico Etapa Estadual -Seduc. Apresentadora voluntária da Sertão TV desde 2021.Desenvolve oficinas e minicursos sobre a referida literatura em escolas públicas e particulares do Sertão Central cearense de forma voluntária.

  • Pedro Lucas Carmo de Lima, Escola Estadual de Educação Profissional Doutor José Alves da Silveira

    Estudante do curso de Nutrição e Dietética da Escola Profissional de Quixeramobim. 

  • Robson Diêgo Costa Gustavo , Escola Estadual de Educação Profissional Doutor José Alves da Silveira

    Estudante do Curso Técnico em Nutrição e Dietética da Escola Profissional de Quixeramobim. 

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Publicado

30/06/2025

Como Citar

Projeto Interação: os plurais de causas singulares. (2025). Revista Ceará Científico, 4(6), 260-267. https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/cearacientifico/article/view/1603