PLANTAS MEDICINAIS: O PROTAGONISMO DAS MULHERES NA FITOTERAPIA MEDICINAL PLANTS: THE ROLE OF WOMEN IN PHYTOTHERAPY

Autores

  • Antonia Josulene Sousa Mota Seduc\Crede 07
  • Antonia Josulene Sousa Mota

Palavras-chave:

Horto Medicinal. Mulheres Protagonistas. Fitoterápicos.

Resumo

Esta pesquisa objetivou valorizar o conhecimento, o trabalho e o uso das plantas medicinais pelas mulheres camponesas no território de ação da EEMPC Filha da Luta Patativa do Assaré, em Canindé, Ceará. As práticas realizadas por estas mulheres são herança dos povos originários e da população negra que tinham amplo conhecimento das plantas nativas e suas formas de uso medicinal. Tido como conhecimento empírico, este foi passado ao longo dos anos e está intimamente relacionado com a evolução do homem, tendo, sobretudo, as mulheres como protagonistas até hoje. Com base nessa informação, implementou-se uma unidade produtiva na escola, Nas aulas da eletiva Plantas medicinais, juntamente com o componente de Organização, Trabalho e Técnicas Produtivas (OTTP) e a equipe de saúde da escola. Ao longo do desenvolvimento da pesquisa, foi constatado que as mulheres eram as que mais faziam uso das propriedades fitoterápicas das plantas, com a produção de chás, xaropes, garrafadas, além da utilização espiritual. Esta pesquisa desenvolveu de forma qualitativa, com entrevistas que colhiam os relatos de experiência, e quantitativa, com uso de questionários para levantamento de produção e produtoras no território. Essa metodologia foi realizada pelos estudantes com suas mães, responsáveis e demais pessoas das localidades pesquisadas.

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Biografia do Autor

  • Antonia Josulene Sousa Mota

    Graduada em pedagogia e Biologia, pela Universidade Vale do Acaraú(UVA) Pós Graduada em Biologia e Química, Orientadora de Projetos Ciêntificos escolares

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Publicado

30/06/2025

Como Citar

PLANTAS MEDICINAIS: O PROTAGONISMO DAS MULHERES NA FITOTERAPIA MEDICINAL PLANTS: THE ROLE OF WOMEN IN PHYTOTHERAPY. (2025). Revista Ceará Científico, 4(6), 268-276. https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/cearacientifico/article/view/1605