Slam Fortaleza

Autores

  • Ana Sofia da Silva Amorim Escola Municipal Antonio Correia Lima
  • Maria Eva de Sousa Ribeiro Escola Municipal Antonio Correia Lima
  • Jane Chaves Oliveira Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza
  • Francisca Danielle Ferreira Freitas Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Palavras-chave:

Slam, Arte, letramento literário, poema

Resumo

O letramento literário ainda representa um desafio nas aulas de Língua Portuguesa, sobretudo ao se buscar despertar o interesse dos alunos pela poesia. Com frequência, os textos literários são usados apenas como pretexto para o ensino de gramática, o que distancia o estudante da literatura. Diante disso, observou-se, em uma turma da 7ª série, desmotivação para a leitura e dificuldades de compreensão e interpretação textual, competências também trabalhadas em Artes. Para enfrentar essa problemática, desenvolveu-se um projeto interdisciplinar fundamentado nos estudos de Rojo e Moura (2012, 2019), sobre multiletramentos; de Cosson (2012), acerca do letramento literário; na afetividade de Wallon; na abordagem triangular de Ana Mae Barbosa (1998); nas contribuições de Lenhard (1973) sobre o contexto sociocultural; e nas orientações da BNCC (2018). O objetivo foi promover o letramento literário por meio de uma batalha de poesia falada (slam), estimulando leitura e escrita de forma lúdica, protagonismo e reflexão crítica sobre temas sociais. Os alunos criaram e apresentaram poemas sobre machismo e racismo, demonstrando engajamento e autonomia. Conclui-se que o slam é uma estratégia eficaz para o desenvolvimento do letramento literário e do pensamento crítico-reflexivo, tornando o ensino de literatura mais significativo e humanizador.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Sofia da Silva Amorim, Escola Municipal Antonio Correia Lima

    Estudante do 8º ano da Escola Municipal Antonio Correia Lima.

  • Maria Eva de Sousa Ribeiro, Escola Municipal Antonio Correia Lima

    Estudante do 8º ano da Escola Municipal Antonio Correia Lima.

  • Jane Chaves Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

    Especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura. Professora de Língua Portuguesa na Escola Municipal Antonio Correia Lima.

  • Francisca Danielle Ferreira Freitas, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

    Artista-docente, graduada pelo curso de licenciatura em Dança da Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Ensino Infantil pela Faculdade São Luís. Professora de Artes da EM Antonio Correia Lima.

Referências

ALTENFELDER. Anna Helena. Cenpec. Poetas da Escola. 2021. Disponível em: https://escrevendoofuturo.org.br/caderno_docente/poema/o-poema-as-palavras-e-o-som/. Acesso em: 12 ago. 2024.

ASSUNÇÃO, C. A.; JESUS, E. A. de; SANTOS (Chapéu), V. da S. (org.) Das ruas para as

escolas, das escolas para as ruas. São Paulo: LiteraRua, 2021.

BARBOSA, Ana Mãe. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998. 200 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018.

CAMPOS, Marcos Lopes. Batalha de slam. Disponível em: https://wikifavelas.com.br/index.php/Batalha_de_slam. Acesso em: 18 out. 2024.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014. 144 p. Disponível em: https://ler.amazon.com.br/?asin=B00AEFU27M&ref_=kwl_kr_iv_rec_1. Acesso em: 21 out. 2024.

D'ALVA, Roberta Estrela. Slam: voz de levante. Rebento, São Paulo, v. 10, p. 268-286, jul. 2019. Disponível em: https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/360. Acesso em: 30 mar. 2025.

D'ALVA, Roberta Estrela. Um microfone na mão e uma ideia na cabeça: o poetry slam entra em cena. Synergies Brésile, [s. l], v. 9, p. 119-126, 2011. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/ee0c9704b15895b7cf3d9956df401294/1?cbl=2049736&pq-origsite=gscholar. Acesso em: 30 mar. 2025.

D'ALVA, Roberta Estrela. O que é Poetry slam? Top Dicas Sesc #48. Florianópolis: Sesc Sc, 2017. (2 min.), son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bojuwnv6yd0. Acesso em: 12 ago. 2024.

FERREIRA, Nayane Oliveira. CULTURA DE RUA E O “slam INTERESCOLAR”: a literatura periférica na escola. 2022. 318 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação, Ciências Humanas, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2022. Cap. 4. Disponível em: https://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/3087. Acesso em: 11 ago. 2022.

HISTÓRIAS - Matriarcak - Retomada Slam da Guilhermina - Campeã. Realização de Coletivo Slam da Guilhermina. São Paulo: Monomito Filmes, 2021. (2 min.), color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=k_PYbbZOYFk&list=PLk654CGicJJ3vVj9eFbF0OF4Ag2zqLJLz. Acesso em: 12 ago. 2024.

LENHARD, Rudolf. Sociologia educacional. São Paulo: Pioneira, 1973. 196 p.

MAHONEY, A. A.; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. A dimensão afetiva e o processo ensino-aprendizagem. In: Laurinda Ramalho de Almeida; Abigail Alvarenga Mahoney. (Org.). Afetividade e aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. 3ed.São Paulo: Edições Loyola, 2011, v. 1, p. 15-24.

MARIANNA ZARONI PARRO. Nova Escola (org.). Plano de aula: Explorando a musicalidade dos poemas. 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/7ano/lingua-portuguesa/explorando-a-musicalidade-dos-poemas/4793. Acesso em: 12 ago. 2024.

NEVES, C. A. B.. slams - letramentos literários de reexistência ao/no mundo contemporâneo. Linha D'água, [S.L.], v. 30, n. 2, p. 92-112, 27 out. 2017. Universidade de Sao Paulo, Agencia USP de Gestao da Informacao Academica (AGUIA). http://dx.doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v30i2p92-112. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/134615. Acesso em: 11 ago. 2024.

PINHEIRO, Natália. Slam CE 2019. Sobral: Vicente Sousa, 2019. (2 min.), color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OGlGP1avbDI&list=PLk654CGicJJ3vVj9eFbF0OF4Ag2zqLJLz&index=3. Acesso em: 12 ago. 2024.

PRIMO, Rosa; PARRA, Denise. Invenções do Ensino de Arte. Fortaleza: Expressões Gráficas e Editora, 2014. 188 p.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019. 224 p.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues; MOURA, Eduardo (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. 264 p.

SLAM INTERESCOLAR SP 2018 - EMEF Achilles de Oliveria Ribeiro (Final). Realização de Coletivo slam da Guilhermina. São Paulo: Colapso, 2018. (2 min.), color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C6TeaGsM_8k&list=PLk654CGicJJ3vVj9eFbF0OF4Ag2zqLJLz&index=2. Acesso em: 12 ago. 2024.

Downloads

Publicado

02/12/2025