Slam Fortaleza
Palavras-chave:
Slam, Arte, letramento literário, poemaResumo
O letramento literário ainda representa um desafio nas aulas de Língua Portuguesa, sobretudo ao se buscar despertar o interesse dos alunos pela poesia. Com frequência, os textos literários são usados apenas como pretexto para o ensino de gramática, o que distancia o estudante da literatura. Diante disso, observou-se, em uma turma da 7ª série, desmotivação para a leitura e dificuldades de compreensão e interpretação textual, competências também trabalhadas em Artes. Para enfrentar essa problemática, desenvolveu-se um projeto interdisciplinar fundamentado nos estudos de Rojo e Moura (2012, 2019), sobre multiletramentos; de Cosson (2012), acerca do letramento literário; na afetividade de Wallon; na abordagem triangular de Ana Mae Barbosa (1998); nas contribuições de Lenhard (1973) sobre o contexto sociocultural; e nas orientações da BNCC (2018). O objetivo foi promover o letramento literário por meio de uma batalha de poesia falada (slam), estimulando leitura e escrita de forma lúdica, protagonismo e reflexão crítica sobre temas sociais. Os alunos criaram e apresentaram poemas sobre machismo e racismo, demonstrando engajamento e autonomia. Conclui-se que o slam é uma estratégia eficaz para o desenvolvimento do letramento literário e do pensamento crítico-reflexivo, tornando o ensino de literatura mais significativo e humanizador.
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