Fact-check Tabelião: A escola a serviço da verdade

A escola a serviço da verdade

  • Débora Leite de Oliveira EEMTI Tabelião José Pinto Quezado
  • Luiz Felipe Tavares de Souza EEMTI Tabelião José Pinto Quezado
  • Maria Beatriz Magalhães Leal EEMTI Tabelião José Pinto Quezado
  • Gabriella dos Santos Luna
Palavras-chave: Interdisciplinaridade., Fake news, Ensino Remoto

Resumo

O projeto FACT-CHECK TABELIÃO: A ESCOLA A SERVIÇO DA VERDADE, está sendo realizado, desde 2020, por estudantes do ensino médio da EEMTI Tabelião José Pinto Quezado, na cidade de Aurora-CE. Temos por finalidade, agir diante da problemática da desinformação na comunidade local. A pesquisa teve como objetivo principal analisar conjuntamente as características das publicações falsas e discutir sobre possíveis motivações que levam as pessoas a acreditarem e compartilharem fake news. Nossa metodologia é qualitativa e pode ser considerada uma pesquisa-ação, pois ao mesmo tempo em que a pesquisa é realizada, há a participação ativa dos pesquisadores no estudo. Para alcançar os objetivos, foi ministrado um minicurso, de maneira remota, por conta da pandemia de COVID-19, através da plataforma Google Meet, associado à estruturação de um site, um canal no Youtube e Instagram para a divulgação de informações. O referencial teórico foi baseado na perspectiva de texto como um evento comunicativo, (BEAUGRANDE, 1997; MARCUSCHI, 2008); leitura e complexidade (MORIN, 2015) e na sociocognição (SALOMÃO, 1999). Com a pesquisa foi possível alertar os participantes e criar redes de interação e informação no combate a esse grave problema social.

 

 

Biografia do Autor

Luiz Felipe Tavares de Souza, EEMTI Tabelião José Pinto Quezado

Estudante do terceiro ano do ensino médio da EEMTI Tabelião José Pinto Quezado, Aurora-CE. Bolsista de pesquisa Júnior, CNPq. Membro da equipe campeã do Ceará Científico 2021, na área de Linguagens, códigos e suas tecnologias com o projeto Fact-check Tabelião: a escola a serviço da Verdade e membro da equipe ganhadora do segundo lugar na área de Humanas na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE, em 2022. 

Maria Beatriz Magalhães Leal, EEMTI Tabelião José Pinto Quezado

Estudante do terceiro ano do ensino médio da EEMTI Tabelião José Pinto Quezado, Aurora-CE. Bolsista de pesquisa Júnior, CNPq. Membra da equipe campeã do Ceará Científico 2021, na área de Linguagens, códigos e suas tecnologias com o projeto Fact-check Tabelião: a escola a serviço da Verdade e finalista na área de Humanas na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE, em 2021. 

Gabriella dos Santos Luna

Estudante do terceiro ano do ensino médio da EEMTI Tabelião José Pinto Quezado, Aurora-CE. Bolsista de pesquisa Júnior, CNPq. Membra da equipe campeã do Ceará Científico 2021, na área de Linguagens, códigos e suas tecnologias com o projeto Fact-check Tabelião: a escola a serviço da Verdade e finalista na área de Humanas na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE, em 2021. 

Publicado
07/12/2022