“SCHOT”, um telegram bot como ferramenta de incentivo à iniciação científica no Ensino Médio

  • Victor Martins Gomes EEEP Leonel de Moura Brizola
  • Erasmo Fernandes Nobre
  • Laines Kalline Teixeira Rodrigues EEEP Leonel de Moura Brizola
  • Emanuelle de Araújo Viana EEEP Leonel de Moura Brizola
  • Julio Cesar de Souza Patricio EEEP Leonel de Moura Brizola
  • Tamara Costa Mesquita
Palavras-chave: Ensino Médio, Iniciação Científica, Ferramentas Pedagógicas, TICS, Telegram Bot, SCHOT

Resumo

O estudo ressalta a importância da iniciação científica no processo de aprendizagem do ensino médio. Ainda são poucas as escolas que trabalham com a iniciação científica no ensino regular de forma aprofundada, na qual geralmente são realizadas feiras em que o foco é em ideias e produtos criados, esquecendo o processo metodológico e o rigor científico da pesquisa. Tem-se como objetivo desenvolver um estudo acerca da importância da pesquisa científica enquanto motivadora de conhecimento no ensino médio. Foi utilizada a pesquisa-ação, por possibilitar a contribuição direta dos pesquisadores na formação da comunidade de pesquisa. O estudo foi realizado na EEEP Leonel de Moura Brizola, Fortaleza-CE, onde se evidenciou, a partir de uma abordagem quantitativa, um baixo nível de conhecimento científico. Como plano de ação foi desenvolvido um telegram bot, denominado Schot, que tem como intuito despertar o interesse dos jovens na produção de pesquisas, bem como, divulgar os eventos científicos nacionais e internacionais. Foi obtido como resultados um aumento no interesse, conhecimento científico sobre normas e conceitos de metodologia científica, além de uma diminuição no desconhecimento da escrita científica. Concluímos com base nos resultados que Schot pode ser utilizado como uma ferramenta pedagógica de auxílio na formação científica dos estudantes.

Biografia do Autor

Victor Martins Gomes, EEEP Leonel de Moura Brizola

Possui graduação em Ciências Biológica, na modalidade Licenciatura (2008) e Bacharelado (2009), pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).Possui Mestrado em Ciências Fisiológicas , localizado na Universidade Estadual do Ceará e participa do Laboratório de Farmacologia Clássica Cardiovascular (LFCC) , localizado no Instituto de Ciências Biomédicas, orientado pelo Prof. Dr.Nilberto Robson Falcão do Nascimento.Realizou programa de Doutoramento em Farmacologia na Universidade Federal do Ceará, sob orientação do Prof.Dr.Manassés Claudino Fonteles. É pesquisador na área de Fisiologia e Farmacologia, com ênfase em fisiologia cardiovascular e renal, atuando principalmente nos seguintes temas: cardiotônicos e uroguanilinas.

Atualmente, leciona na Escola de Ensino Profissionalizante Leonel de Moura Brizola, na disciplina de Biologia. Desenvolveu na área da docência trabalhos científicos para participação de Feiras de Ensino médio, como Ceará Científio, FEBRACE, FENADANTE, MCTEA entre outras. Atuou como professor conteudista para desenvolvimento de conteúdos de ensino científico com foco em ciências biológicas para Ensino Médio.

Erasmo Fernandes Nobre

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará, pós-graduado em Gestão e Coordenação Pedagógica na Faculdade do Vale do Jaguaibe e pós-graduando em Informática Educativa pela Faculdade Educamais. Atuou como professor temporário de Informática Básica na EEEP Leonel de Moura Brizola, tendo como função ministrar aulas de informática para alunos do Ensino Médio, coordenar o Laboratório Educacional de Informática, dar suporte tecnológico aos gestores, professores e alunos, desenvolver projetos pedagógicos juntos à equipe docente que envolvam o processo de aprendizagem utilizando as tecnologias educacionais.

Tamara Costa Mesquita

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará(2015) e ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Evolutivo(2008). Atualmente é Temporário (Seleção 2016) da Secretaria da Educação Básica do Ceará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira. 

Publicado
07/12/2022