“SCHOT”, um telegram bot como ferramenta de incentivo à iniciação científica no Ensino Médio
Resumo
O estudo ressalta a importância da iniciação científica no processo de aprendizagem do ensino médio. Ainda são poucas as escolas que trabalham com a iniciação científica no ensino regular de forma aprofundada, na qual geralmente são realizadas feiras em que o foco é em ideias e produtos criados, esquecendo o processo metodológico e o rigor científico da pesquisa. Tem-se como objetivo desenvolver um estudo acerca da importância da pesquisa científica enquanto motivadora de conhecimento no ensino médio. Foi utilizada a pesquisa-ação, por possibilitar a contribuição direta dos pesquisadores na formação da comunidade de pesquisa. O estudo foi realizado na EEEP Leonel de Moura Brizola, Fortaleza-CE, onde se evidenciou, a partir de uma abordagem quantitativa, um baixo nível de conhecimento científico. Como plano de ação foi desenvolvido um telegram bot, denominado Schot, que tem como intuito despertar o interesse dos jovens na produção de pesquisas, bem como, divulgar os eventos científicos nacionais e internacionais. Foi obtido como resultados um aumento no interesse, conhecimento científico sobre normas e conceitos de metodologia científica, além de uma diminuição no desconhecimento da escrita científica. Concluímos com base nos resultados que Schot pode ser utilizado como uma ferramenta pedagógica de auxílio na formação científica dos estudantes.