A Utilização de portfólios digitais na disciplina de projeto de vida: Competências Digitais e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Filomeno Noronha

Competências Digitais e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Filomeno Noronha.

  • GEORGE FERREIRA DA COSTA EEEP JOAQUIM FILOMENO NORONHA - CREDE 15
Palavras-chave: Portfólios Digitais 1. Covid-19 2. TICs 3. Competências Digitais 4.

Resumo

Este projeto tem por finalidade mostrar e refletir sobre as vantagens da utilização dos portfólios virtuais como instrumento de aprendizagem, partindo da percepção do professor/alunos de Projeto de Vida da EEEP Joaquim Filomeno Noronha (Parambu-Ce). Sabe-se que o contexto de Covid-19 e ensino remoto evidenciou a necessidade de cada vez mais procurarmos inserir a Tecnologia da informação e comunicação (TICs) na aprendizagem, bem como foi preciso repensar e reorientar nossa práxis socioeducativa realizando alguns questionamentos, considerações e reflexões a respeito dos desafios e possibilidades dispostas nessa nova conjuntura. O método utilizado foi entrevista com os alunos, bem como a socialização de experiências adquiridas durante produção dos portfólios digitais dentro do componente de Projeto de Vida. O nosso referencial teórico está ancorado em Freire (2001); Ginzburg (2012); Matta (2006). Ao final, percebeu-se que os portfólios digitais, não serviram apenas como instrumento de avaliação e/ou aprendizagem, mas também como forma de desenvolver nos alunos competências digitais, pois em tempos de distanciamento social se busca a aquisição destas, a reinvenção de práticas pedagógicas eficazes, e que possam contribuir com a aprendizagem dos alunos, bem como a qualificação profissional dos docentes, e assim, avançar com melhoria da Educação.

 

 

Publicado
07/12/2022