A arte para a construção do pensamento ecossustentável
Resumo
O projeto A arte para a construção do pensamento ecossustentável foi desenvolvido na EEEP. Prof. José Osmar Plácido da Silva, em Barro-CE, com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a problemática do lixo criando a performance artística Alerta ambiental: lixo consome o ecossistema! Para tanto, usaram músicas, poemas autorais e placas para criarem o vídeoarte sob a técnica do Flash Mob, materializada por quatro EU’s: O Eu Cidadão- necessita conscientizar pessoas sobre a destruição ambiental; O Eu Sociedade-consumista, destrói o planeta Terra; O Eu Empresa-capitalista, ignora o desequilíbrio no ecossistema; O Eu Governo-displicente quanto ao limite dos recursos naturais. Ademais, a metodologia compreendeu pesquisa bibliográfica e aplicada, fundamentada na abordagem qualitativa. Efetivou-se oficinas semanais pelo Google meet e WhatsApp na disciplina Projeto Interdisciplinar. Pesquisas em sites, livros e aplicativos foram executadas sobre a estética Contemporânea e artistas que produzem arte sustentável como Vick Muniz, Angela Conte, Barry Rosenthal, Jean Shin, Beatriz Milhazes, Aldemir Martins, Chris Jordan, Tim Nobell, Sue Webster. Assim, os educandos foram provocados a pensar no problema do lixo, como também, na responsabilidade ambiental, tornando-se agentes protagonistas dentro da sociedade ao fazer uso sustentável dos recursos naturais e, com isso, preservar o planeta para as próximas gerações.
O projeto A arte para a construção do pensamento ecossustentável foi desenvolvido na EEEP. Prof. José Osmar Plácido da Silva, em Barro-CE, com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a problemática do lixo criando a performance artística Alerta ambiental: lixo consome o ecossistema! Para tanto, usaram músicas, poemas autorais e placas para criarem o vídeoarte sob a técnica do Flash Mob, materializada por quatro EU’s: O Eu Cidadão- necessita conscientizar pessoas sobre a destruição ambiental; O Eu Sociedade-consumista, destrói o planeta Terra; O Eu Empresa-capitalista, ignora o desequilíbrio no ecossistema; O Eu Governo-displicente quanto ao limite dos recursos naturais. Ademais, a metodologia compreendeu pesquisa bibliográfica e aplicada, fundamentada na abordagem qualitativa. Efetivou-se oficinas semanais pelo Google meet e WhatsApp na disciplina Projeto Interdisciplinar. Pesquisas em sites, livros e aplicativos foram executadas sobre a estética Contemporânea e artistas que produzem arte sustentável como Vick Muniz, Angela Conte, Barry Rosenthal, Jean Shin, Beatriz Milhazes, Aldemir Martins, Chris Jordan, Tim Nobell, Sue Webster. Assim, os educandos foram provocados a pensar no problema do lixo, como também, na responsabilidade ambiental, tornando-se agentes protagonistas dentro da sociedade ao fazer uso sustentável dos recursos naturais e, com isso, preservar o planeta para as próximas gerações.