De DE PI A π: um estudo sobre a linguagem matemática usada em sala e seu impacto na aprendizagem
Um estudo sobre a linguagem matemática usada em sala e seu impacto na aprendizagem
Resumo
Sabe-se que a defasagem na aprendizagem matemática é algo atinge a todos os níveis da educação básica, como nos mostra os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do estado do Ceará (SPAECE). Segundo dados de 2012 a 2019, o nível estadual de proficiência manteve-se próximo aos 268,8. Após a pandemia, observamos na EEM Luiz Girão a ampliação dessa defasagem na aprendizagem tornando o desafio de superá-las ainda maior. Intentando auxiliar na melhoria da aprendizagem matemática dos alunos de 1° ano, o presente estudo analisou textos didáticos presentes nos livros de matemática de diferentes épocas e o impacto que causam na aprendizagem. Para tanto foram aplicados questionários junto aos alunos para saber quais tipos de textos mais se sentiam atraídos a estudar. De posse dessas informações, foram feitas por alunos adaptações de seus textos para as aulas do componente eletivo de Matemática Básica I, intermediada por uma aprendizagem cooperativa o que resultou em uma melhora na assimilação dos conteúdos matemáticos por parte dos alunos. É importante ressaltar que em nenhum momento a linguagem matemática formal foi esquecida, apenas introduzida de maneira mais acessível para os alunos nos primeiros momentos para assim, assumir todo seu rigor lógico.