PRODUZINDO CONHECIMENTO E IMPLEMENTANDO O CURRÍCULO ESCOLAR

  • Antonio Helonis Borges Brandão
Palavras-chave: Conhecimento, Conhecimento Escolar, Currículo

Resumo

No seu segundo ano de existência a Revista Ceará Científico propicia aos discentes das escolas públicas cearenses publicarem o melhor da própria produção do conhecimento cientificamente elaborado nas  diversas áreas do conhecimento. Sob orientação dos professores, os artigos e relatos de experiências tem como escopo propiciar a permanente reflexão sobre as relações dinâmicas dos conhecimentos específicos das disciplinas da base comum do Ensino Fundamental e Médio com problemáticas sociais, culturais, tecnológicas e ambientais.

Dentro da proposta de ser um impresso com periodicidade semestral, na edição do primeiro semestre a revista abrange os trabalhos premiados na etapa estadual do Ceará Científico e de acordo com as seguintes
categorias: I. Ciências Humanas e Sociais aplicadas; II. Ciências e Engenharias; III. Educação Ambiental; IV. Educação de Jovens e Adultos — EJA Médio; V. Expressões Artístico Culturais na Pesquisa em Educação Ambiental ou nas Demais Áreas do Conhecimento; VI. Linguagens e suas Tecnologias; VII. Matemática e suas Tecnologias; VIII. Pesquisa Jr. — Ensino Fundamental II e EJA Fundamental; e IX. Robótica, Automação e Aplicação das TIC. Já na edição do segundo semestre se prioriza a seleção de artigos, elaborados a partir de projetos desenvolvidos pelos discentes nas escolas, submetidos em fluxo contínuo.

Na edição que agora vem a público estão presentes 25 artigos, extraídos dos projetos apresentados e premiados na etapa estadual do Ceará Científico em 2022 — os três trabalhos mais destacados, em cada uma das nove categorias, publicados nos formatos de artigos científicos e relatos de experiências. A ressalva que se faz, no entanto, é que nem todos os projetos apresentados no referido evento foram submetidos à publicação. No caso, um dos trabalhos da categoria Ciências e Engenharias e outro da categoria Linguagens e suas Tecnologias não submeteram os textos à plataforma da Revista DoCEntes, para se fazer a devida discussão editorial e adequações necessárias ao formato normativo exigido.

Publicado
19/06/2023