ESCOLA FORA DO ARMÁRIO: olhares sobre a comunidade LGBTQIAP+ na EEM Frei Policarpo

  • Gabrielle Batista Machado Secretaria de Educação do Estado do Ceará
  • Andresa Layza Sousa Rocha
  • Francisco Maxwell Barbosa Leitão
  • Taiane Emilly Rocha Dias
Palavras-chave: LGBTQIAP ; Diversidade de Gênero; LGBTfobia.

Resumo

Este projeto busca fomentar o debate sobre a comunidade LGBTQIAP+ na escola, tendo como ponto de partida o estudo de caso realizado na EEM Frei Policarpo, localizada no município de Canindé-CE. Vários foram os avanços legais para combater a discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero nos últimos anos, porém, assim como outros grupos sociais, a comunidade LGBTQIAP+ segue em posição de marginalidade no Brasil, principalmente com o avanço recente de movimentos conservadores. Ainda assim, ao contrário de outros grupos historicamente marginalizados, como mulheres, negros, indígenas etc., que já ganham destaque nos temas transversais e que são amplamente debatidos pelas redes de ensino, ainda não se vê, na escola, o mesmo posicionamento dado à comunidade LGBTQIAP+ e seu histórico de luta por equidade e direitos humanos. Assim, "Escola Fora do Armário" é uma tentativa de adequar as redes escolares aos avanços legais que a comunidade alcançou ao longo de sua história, sem medo de abordar o assunto e combater a LGBTfobia. Afinal, já não é mais o heterodivergente5 que precisa sair do armário, mas sim a escola, as instituições, a sociedade, os governos, a fim de promover uma educação que favoreça a diversidade e a dignidade humana.

Publicado
13/12/2023