Frida Kahlo e a identidade feminina: empoderamento, inclusão e expressão artística na EJA

Autores

  • Profª Antonia Lopes Carlos Secretaria de Educação do Estado de Ceará-SEDUC
  • Profº Henrique Jorge Teles de Paiva

Palavras-chave:

Empoderamento, Inclusão, Identidade, Autorretrato, Frida Kahlo

Resumo

O projeto "Frida Kahlo e a identidade feminina: empoderamento, inclusão e expressão artística na EJA"  aborda vida e obra da mexicana Frida Kahlo, cujas obras exploram temas como identidade, gênero e deficiência física através de autorretratos. Objetiva-se com a presente pesquisa proporcionar experiência de aprendizagem a partir de uma pausa reflexiva, usando a arte de Kahlo para aprofundar a compreensão sobre lutas pessoais e coletivas, com foco no empoderamento feminino, promovendo a inclusão e o autoconhecimento por meio do autorretrato. Apoiados especialmente nos estudos de Bettiol (2017), Antonello e Andreola (2019), o estudo, de abordagem qualitativa, revelou que a arte é instrumento de singular importância na construção de identidade - condição primeira para o empoderamento. Alunos PcDs e não PcDs se autorretaram, expondo suas subjetividades e força interior, que independente das adversidades, os colocam como construtores de sua própria história, de sua voz.

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Publicado

30/06/2025

Como Citar

Frida Kahlo e a identidade feminina: empoderamento, inclusão e expressão artística na EJA. (2025). Revista Ceará Científico, 4(6), 16-24. https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/cearacientifico/article/view/1515