HEROÍNAS CEARENSES VÃO À ESCOLA

vozes e lutas femininas reveladas através de narrativas escritas e audiovisuais

Autores

  • Melissa Diniz Alves E.E.M.T.I Ana Noronha
  • Vinícius Rodrigues Lima E.E.M.T.I Ana Noronha
  • ITAMAR DA SILVA LIMA E.E.M.T.I ANA NORONHA

Palavras-chave:

Heroínas cearenses. , Equidade de gênero, Educação

Resumo

O projeto “Heroínas cearenses vão à escola” tem como objetivo reconhecer, valorizar e promover as lutas femininas na história do Ceará, evidenciando as contribuições de heroínas cearenses por meio de atividades interativas que envolvem produções escritas (cordel e poemas), visuais (imagens) e audiovisuais (documentários). Inserido no eixo temático “Histórias não contadas” do Ceará Científico 2024, o projeto vem sendo desenvolvido na E. E. M. T. I. Ana Noronha, em Parambu-CE. Parte-se do seguinte problema de pesquisa: de que maneira a produção de narrativas escritas, visuais e audiovisuais sobre heroínas cearenses pode contribuir para o reconhecimento das mulheres na história e para a formação crítica e cidadã dos estudantes do Ensino Médio? A justificativa fundamenta-se na necessidade de suprir a lacuna histórica e cultural referente ao conhecimento e reconhecimento das contribuições das mulheres cearenses, promovendo, assim, a igualdade de gênero no ambiente escolar. A fundamentação teórica apoia-se em estudos de gênero e História, com base em autoras como Scott (1990), Perrot (2005) e Gonzalez (2020), que discutem a historicidade das relações de gênero e os processos de invisibilização das mulheres na narrativa histórica. A metodologia adota uma abordagem aplicada, exploratória e qualitativa, orientada pelos princípios da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011; BARBIER, 2002), compreendendo o processo investigativo e educativo como indissociáveis, articulando planejamento, ação, observação e reflexão. Inspirado na pedagogia libertadora de Freire (1987), o projeto integra pesquisa e prática pedagógica, promovendo a investigação-formação e o protagonismo discente na construção coletiva do conhecimento histórico. Espera-se que o projeto contribua para enriquecer o currículo escolar, fortalecer a identidade cultural e valorizar as lutas femininas cearenses na formação socio-histórica dos estudantes de Parambu-CE.

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Biografia do Autor

  • Melissa Diniz Alves, E.E.M.T.I Ana Noronha

    Estudante da 1ª Série do Ensino Médio na E.E.M.T.I Ana Noronha

  • Vinícius Rodrigues Lima, E.E.M.T.I Ana Noronha

    Estudante (PcD) da 2ª Série do Ensino Médio na E.E.M.T.I Ana Noronha

  • ITAMAR DA SILVA LIMA, E.E.M.T.I ANA NORONHA

    Possui graduação em História pela Universidade Federal do Piauí/UFPI (2015). Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Piauí/UESPI (2017) Especialista em História do Brasil pela Faculdade de Ciência e Educação do Caparaó/FACEC (2018). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional com Habilitação em LIBRAS pela ISEPRO ((2018). Acadêmico do Curso de Psicanálise Clínica. Escritor, autor do livro "BENZEDEIRAS- FÉ E CURA NO SERTÃO: relações entre ciência, espiritualidade e saúde", de ISBN: 9786586897111. Autor do E-book "Manual do TCC Nota 10", entre outros textos e artigos. Professor da rede básica de ensino; Membro da Academia de Letras da Região do Vale do Riachão (ALVAR), Possui experiência em Ensino, Pesquisa e Extensões Literárias e Culturais.

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Publicado

02/12/2025

Como Citar

HEROÍNAS CEARENSES VÃO À ESCOLA: vozes e lutas femininas reveladas através de narrativas escritas e audiovisuais. (2025). Revista Ceará Científico, 4(7), 56-65. https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/cearacientifico/article/view/1545