HEROÍNAS CEARENSES VÃO À ESCOLA
vozes e lutas femininas reveladas através de narrativas escritas e audiovisuais
Palavras-chave:
Heroínas cearenses. , Equidade de gênero, EducaçãoResumo
O projeto “Heroínas cearenses vão à escola” tem como objetivo reconhecer, valorizar e promover as lutas femininas na história do Ceará, evidenciando as contribuições de heroínas cearenses por meio de atividades interativas que envolvem produções escritas (cordel e poemas), visuais (imagens) e audiovisuais (documentários). Inserido no eixo temático “Histórias não contadas” do Ceará Científico 2024, o projeto vem sendo desenvolvido na E. E. M. T. I. Ana Noronha, em Parambu-CE. Parte-se do seguinte problema de pesquisa: de que maneira a produção de narrativas escritas, visuais e audiovisuais sobre heroínas cearenses pode contribuir para o reconhecimento das mulheres na história e para a formação crítica e cidadã dos estudantes do Ensino Médio? A justificativa fundamenta-se na necessidade de suprir a lacuna histórica e cultural referente ao conhecimento e reconhecimento das contribuições das mulheres cearenses, promovendo, assim, a igualdade de gênero no ambiente escolar. A fundamentação teórica apoia-se em estudos de gênero e História, com base em autoras como Scott (1990), Perrot (2005) e Gonzalez (2020), que discutem a historicidade das relações de gênero e os processos de invisibilização das mulheres na narrativa histórica. A metodologia adota uma abordagem aplicada, exploratória e qualitativa, orientada pelos princípios da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011; BARBIER, 2002), compreendendo o processo investigativo e educativo como indissociáveis, articulando planejamento, ação, observação e reflexão. Inspirado na pedagogia libertadora de Freire (1987), o projeto integra pesquisa e prática pedagógica, promovendo a investigação-formação e o protagonismo discente na construção coletiva do conhecimento histórico. Espera-se que o projeto contribua para enriquecer o currículo escolar, fortalecer a identidade cultural e valorizar as lutas femininas cearenses na formação socio-histórica dos estudantes de Parambu-CE.
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