Notícias

IV Encontro sobre Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica – EVOLVERE

2017-06-19

Evolvere, vocábulo em latim que designa evoluir em português, significado também associado à noção de desenvolvimento, motivo pelo qual é assumido nessa proposta para nomear o IV Encontro sobre Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica.

Este evento tem seu histórico ligado à trajetória do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Com efeito, o desenvolvimento profissional em Educação está no centro das temáticas envoltas no campo de estudos sobre a formação de professores, área de concentração desse programa stricto sensu completo, avaliado com conceito 4 pela CAPES. Em particular, as questões e preocupações afetas a esse assunto são alvos de atenção das investigações e produções vinculadas a Linha de Pesquisa "Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação", liderada pela proponente dessa proposta.

Saiba mais sobre IV Encontro sobre Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica – EVOLVERE

Edição atual

v. 2 n. 3 (2017): Desafios da Aprendizagem

Nesse terceiro número da DoCEntes, destacamos trabalhos que de alguma maneira analisam o processo ensino e aprendizagem. Apesar de se reconhecer que não existe aprendizagem sem ensino, faz-se necessário admitirmos que nem todo ensino proporciona aprendizagem no nível esperado. A educação como espaço de reflexão filosófica possibilita ir à raízes do questionamento sobre a essência do que é ser humano. Nesse mesmo diapasão, refletir sobre os objetivos da educação possibilita uma sinalização do que deve ser ensinado e aprendido. Para além da aprendizagem, hodiernamente valorizamos a aprendizagem significativa e a  aprendizagem cooperativa, ambas cada vez mais fortalecidas pelas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) e por infraestruturas tecnológicas como os laboratórios de ciências.

Publicado: 06/09/2017

Edição completa

##journal.viewAllIssues##

A Revista Docentes pertencente à Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC) foi criada em 2016 com o objetivo inicial de fazer a publicação científica dos professores. A linha editorial da revista privilegia artigos relativos à educação básica com foco na experiência docente no ensino médio.

A Revista Docentes recebe trabalhos originais e inéditos em língua portuguesa, espanhola ou inglesa, sob forma de artigos originais, resenhas, relatos de experiência, projetos de jogos, aplicativos e robótica e resumos de teses e de dissertações. Com um plano quadrimestral de publicação dos trabalhos, ela terá uma publicação impressa e eletrônica, corroborando para a disseminação e acesso ao conhecimento.

Considerando a importância de incentivar o protagonismo docente na publicação de suas experiências e reflexões, a Secretaria da Educação do Estado dispõe à comunidade educacional uma publicação que recebe trabalhos originais e inéditos em Português, Espanhol e Inglês sob a forma de artigos científicos, resenhas, relatos de experiência, projetos de jogos, aplicativos e robótica e resumos de teses e de dissertações, cuja a abordagem está relacionada a educação básica com foco na experiência docente do ensino médio.

Indexadores

 Sumários. org  - Sumários de Revistas Brasileiras

Google Acadêmico