v. 10 n. 33 (2025): Diversidade metodológica na Pesquisa Educacional

A pesquisa educacional tem em seu escopo uma multiplicidade epistemológica, teórica e metodológica que corresponde à diversidade das orientações de pesquisa oriundas das várias Ciências da Educação. Essa diversidade é demandada pela complexidade que é o objeto educacional – espaços, meios e finalidades da formação humana, seja nos ambientes formais, informais e não-formais dessa formação – que, para dar conta desse objeto, parte de diversas áreas de pesquisa.
Esta edição da Revista DoCEntes, composta de artigos submetidos ao fluxo contínuo, dá forma a essa imagem que, embora pareça difusa num espectro amplo das Ciências da Educação, se materializa concretamente nas práticas diversas de metodologias de pesquisa que visam compreender, das agências da Política Educacional, passando pela formação inicial e continuada de professores, e que se desdobram nas práticas de ensino e aprendizagem dos diversos sujeitos escolares – incluindo práticas da SEDUC e CREDEs de intervenção didática com professores e estudantes. Para apreender e analisar tamanha diversidade de experiências educativas, só o caleidoscópio de possibilidades metodológicas (métodos e técnicas de coleta, de compreensão analítica e de intervenção na realidade).