UM PENSAR SOBRE EPISTEMOLOGIAS CRÍTICAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Maria Auxiliadora de Almeida Arruda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

Palavras-chave:

Ensino. Epistemologias plurais. Reflexão crítica.

Resumo

Essa revisão teórica tem como eixo analítico as obras de Boaventura de Sousa Santos (Um discurso sobre as ciências), de Paulo Freire (Pedagogia da autonomia) e de bell hooks (Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade), com o objetivo de pensar a prática docente a partir de contribuições epistemológicas críticas, contra-hegemônicas. Analisa de forma sucinta o modelo global de racionalidade científica moderna (pensamento abissal) em crise e a construção de uma epistemologia do saber - dos diferentes saberes - e a implicação da pedagogia libertadora na prática docente. Dessa análise resulta a compreensão da necessidade de epistemologias críticas e plurais à prática docente reflexiva, aqui pensada como atividade formadora especificamente humana e, portanto, contextual, teórico-prática, dialógica, democrática, plural e emancipatória.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Auxiliadora de Almeida Arruda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

    Doutora em Sociologia - UFSCar. Mestre em Ciências Ambientais e Sustentabilidade UNEMAT. Graduada em Pedagogia UFMT.

    Professora efetiva da área de Pedagogia no Instituto Federal de Mato Grosso.

    Professora Permanente do Mestrado em Ensino no Programa de Mestrado em Ensino IFMT/UNIC.

    Líder de Pesquisa cadastrado no DNGP CNPq - Estudos críticos da branquitude.

Referências

CARNEIRO, A. S. Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 78ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2024.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido.32 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HOOKS, b. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

LUDKE, M.; ANDRE. M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U, 2008.

MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. 9ª edição. Campinas SP; Papirus, 1997.

NÓVOA, A. Paulo Freire (1921-1997): a “inteireza” de um pedagogo utópico. In: APPLE, M. W.; Nóvoa, A. (Orgs.). Paulo Freire: Política e pedagogia. Portugal: Porto Editora, 1998, p. 167-182.

PIMENTA, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.

SANTOS, B. de S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, B. de S.; MENESES, M. P. (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2009, p. 23-71.

SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. 13ª ed. Porto: Edições Afrontamento, 2002.

SANTOS, B. de S.; MENESES, M. P. (Orgs.) Epistemologias do Sul. In: Santos, B. de S.; Meneses, M. P. (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2009, p. 9-20.

SANTOS, B. de S.; OLIVEIRA, J. M. V.; SÜSSEKIND, M. L. Entrevista com Boaventura de Sousa Santos para ANPEd/Brasil. Revista Brasileira de Educação. 24 (1). 2019, p. 1-12. Acesso em 21 dez. 2024. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782019240053

SAUL, A. M. &; SAUL, A. Contribuições de Paulo Freire para a formação de educadores: fundamentos e práticas de um paradigma contra-hegemônico. Educar em Revista. (61) 1, 2016, 19-35. Acesso em 21 dez. 2024. https://doi.org/10.1590/0104-4060.46865

Downloads

Publicado

17/09/2025

Como Citar

UM PENSAR SOBRE EPISTEMOLOGIAS CRÍTICAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE. (2025). Revista Docentes, 10(38), 30-40. https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1482