UM PENSAR SOBRE EPISTEMOLOGIAS CRÍTICAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE
Palavras-chave:
Ensino. Epistemologias plurais. Reflexão crítica.Resumo
Essa revisão teórica tem como eixo analítico as obras de Boaventura de Sousa Santos (Um discurso sobre as ciências), de Paulo Freire (Pedagogia da autonomia) e de bell hooks (Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade), com o objetivo de pensar a prática docente a partir de contribuições epistemológicas críticas, contra-hegemônicas. Analisa de forma sucinta o modelo global de racionalidade científica moderna (pensamento abissal) em crise e a construção de uma epistemologia do saber - dos diferentes saberes - e a implicação da pedagogia libertadora na prática docente. Dessa análise resulta a compreensão da necessidade de epistemologias críticas e plurais à prática docente reflexiva, aqui pensada como atividade formadora especificamente humana e, portanto, contextual, teórico-prática, dialógica, democrática, plural e emancipatória.
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