v. 10 n. 38 (2025): Políticas públicas: Educação e práticas docentes

A relevância desse exemplar da revista DoCEntes consiste em discutir a Educação Básica centrando às pesquisas e reflexões com ênfase na Política, especialmente nas Políticas Públicas Educacionais e seus impactos nas práticas docentes, resgatando aspectos epistemológicos, transdisciplinares, bem como as práticas de ensino e aprendizagem centrada nos currículos que valorizem o estudante como sujeito e seu contexto sociocultural. O artigo inicial analisa os impactos da sociedade de controle neoliberal no campo da educação, fundamentando-se no pensamento pós-estruturalista, mais especificamente de cunho neonietzscheano. O método utilizado é o hermenêutico, que implica compreender os textos com base no que eles mesmos dizem, como também possibilita estabelecer um diálogo intertextual, abrindo novas perspectivas e expandindo nosso horizonte de compreensão do mundo. Foram utilizados os conceitos de empresa, mercado, guerra, dívida e educação como descritores do objeto. Quanto aos resultados, constata- se a infiltração neoliberal no campo da educação, exigindo confrontá-la tanto crítica quanto concreta e criativamente.