Edição Atual

v. 8 n. 24(extra) (2023): Valorizando a Formação Continuada e o Desenvolvimento Profissional docente

Esta é a primeira de uma série de edições anuais, sob a forma de Dossiês extras da Revista DoCEntes, dedicada a dar vazão a recortes de dissertação e teses de professores da rede estadual pública cearense, com a missão de evidenciar os saberes docentes constituídos e reconstruídos na formação continuada dos docentes da rede estadual educacional cearense. Esta parceria entre Coordenadoria de Gestão de Pessoas (COGEP), por meio da célula de Desenvolvimento de Pessoas, e Coordenadoria de Gestão Pedagógica do Ensino Médio, por meio do Centro de Documentação e Informações Educacionais (CDIE), através das revistas científicas da SEDUC-CE, se deu a partir de um trâmite de praxe dos processos de requerimento de afastamento para estudos e/ou de ascensão funcionam, cujo fluxo operacional se dirige ao CDIE – que possui, dentre suas linhas articuladas de trabalho, a gestão da informação para tomada de decisões, gestão patrimonial histórica educacional e divulgação científica e promoção do letramento científico – para salvaguardar e publicizar estes trabalhos acadêmicos.
Tal parceria tem como plano de fundo uma das linhas de ação do Programa Ceará Educa Mais, que é o Desenvolvimento e Qualificação Profissional dos docentes da rede estadual, e que por sua vez articula estes dois setores da Secretaria da Educação do Estado do Ceará em suas razões de ser, fomentando, valorizando e potencializando a formação e o desenvolvimento profissional e pessoal daqueles que no labor de educar os jovens cearenses se constituem seres (mais) humanos. Entendemos, nós da equipe editorial da Revista DoCEntes, que é apenas valorizando os profissionais da educação, fomentando e incentivando suas formações continuada e contínua que o Ceará conseguirá cumprir com seu objetivo de educar mais, favorecendo ao letramento científico na rede estadual cearense de ensino.

Publicado: 28/12/2023

Edição completa

Ver Todas as Edições

A Revista Docentes pertencente à Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC) foi criada em 2016 com o objetivo inicial de fazer a publicação científica dos professores. A linha editorial da revista privilegia artigos relativos à educação básica com foco na experiência docente no ensino médio.

A Revista Docentes recebe trabalhos originais e inéditos em língua portuguesa e inglesa, sob forma de artigos originais, resenhas, relatos de experiência, projetos de jogos, aplicativos e robótica e resumos de teses e de dissertações. Com um plano quadrimestral de publicação dos trabalhos, ela terá uma publicação impressa e eletrônica, corroborando para a disseminação e acesso ao conhecimento.

Considerando a importância de incentivar o protagonismo docente na publicação de suas experiências e reflexões, a Secretaria da Educação do Estado dispõe à comunidade educacional uma publicação que recebe trabalhos originais e inéditos em Português e Inglês sob a forma de artigos científicos, resenhas, relatos de experiência, projetos de jogos, aplicativos e robótica e resumos de teses e de dissertações, cuja a abordagem está relacionada a educação básica com foco na experiência docente do ensino médio.

 

Relatório do Qualis Periódicos

QUALIS B1

 

Indexadores