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v. 10 n. 33 (2025): Diversidade metodológica na Pesquisa Educacional
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A pesquisa educacional tem em seu escopo uma multiplicidade epistemológica, teórica e metodológica que corresponde à diversidade das orientações de pesquisa oriundas das várias Ciências da Educação. Essa diversidade é demandada pela complexidade que é o objeto educacional – espaços, meios e finalidades da formação humana, seja nos ambientes formais, informais e não-formais dessa formação – que, para dar conta desse objeto, parte de diversas áreas de pesquisa.
Esta edição da Revista DoCEntes, composta de artigos submetidos ao fluxo contínuo, dá forma a essa imagem que, embora pareça difusa num espectro amplo das Ciências da Educação, se materializa concretamente nas práticas diversas de metodologias de pesquisa que visam compreender, das agências da Política Educacional, passando pela formação inicial e continuada de professores, e que se desdobram nas práticas de ensino e aprendizagem dos diversos sujeitos escolares – incluindo práticas da SEDUC e CREDEs de intervenção didática com professores e estudantes. Para apreender e analisar tamanha diversidade de experiências educativas, só o caleidoscópio de possibilidades metodológicas (métodos e técnicas de coleta, de compreensão analítica e de intervenção na realidade).

Publicado: 14/03/2025

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A Revista Docentes pertencente à Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC) foi criada em 2016 com o objetivo inicial de fazer a publicação científica dos professores. A linha editorial da revista privilegia artigos relativos à educação básica com foco na experiência docente no ensino médio.

A Revista Docentes recebe textos originais e inéditos em língua portuguesa, inglesa ou espanhola, sob forma de artigos originais, resenhas, relatos de experiência, projetos de jogos, aplicativos e robótica e resumos de teses e de dissertações. Com um plano quadrimestral de publicação dos trabalhos, ela terá uma publicação impressa e eletrônica, corroborando para a disseminação e acesso ao conhecimento.

Considerando a importância de incentivar o protagonismo docente na publicação de suas experiências e reflexões, a Secretaria da Educação do Estado dispõe à comunidade educacional uma publicação que recebe trabalhos originais e inéditos em Português e Inglês sob a forma de artigos científicos, resenhas, relatos de experiência, projetos de jogos, aplicativos e robótica e resumos de teses e de dissertações, cuja a abordagem está relacionada a educação básica com foco na experiência docente do ensino médio.

 

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