LESSON STUDY NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PEDAGOGO

Autores

Palavras-chave:

Lesson Study, Formação de professores, Formação Inicial, Pedagogia, Educação Matemática

Resumo

A formação inicial do pedagogo ainda é um campo de debates e disputas curriculares, especialmente no que diz respeito a formação matemática. Por este motivo, tem sido crescentes os esforços em buscar abordagens e experiências que possam contribuir com essas discussões. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é discutir e refletir sobre a formação matemática de pedagogos a partir de uma experiência de lesson study. A metodologia consistiu na análise das narrativas escritas de 8 estudantes de Pedagogia participantes de um ciclo de lesson study vinculado à Universidade Estadual Vale do Acaraú. Como referencial teórico, utilizaram-se as discussões sobre lesson study de Baldin (2009) e Friedkin (2022), também foram abordadas contribuições de Shulman (1986, 2005, 2016) sobre conhecimentos docentes. Os resultados indicam que os estudantes desenvolveram uma visão ampla e crítica sobre o plano de aula elaborado, considerando as possíveis respostas dos alunos frente aos estímulos propostos. Além disso, perceberam aspectos das próprias ações que impactam diretamente na aprendizagem, levantaram hipóteses sobre abordagens mais eficazes no replanejamento da aula e destacaram a importância do domínio do conteúdo matemático para a eficácia da intervenção pedagógica. A análise revelou que a experiência proporcionou um aprofundamento na compreensão da prática docente e na reflexão sobre a interação entre teoria e prática no ensino da Matemática.

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Biografia do Autor

  • Madeline Gurgel Barreto Maia

    Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3595-0677

  • Larissa Elfisia de Lima Santana, Universidade Estadual do Ceará

    Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8253-6209

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Publicado

08/07/2025

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