TENDÊNCIAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CEARÁ : um olhar para os trabalhos do II Encontro Cearense de Educação Matemática (ECeEM)
Palavras-chave:
Educação Matemática, Pesquisa, Tendências, Fundamentos, CearáResumo
Investigar tendências de pesquisa científica em uma área do conhecimento, como a Educação Matemática, favorece a própria compreensão sobre o campo, seus rumos e possibilidades, sobretudo em um lócus específico. Este artigo tem como objetivo averiguar as tendências de pesquisa em Educação Matemática no estado do Ceará, a partir dos trabalhos publicados no II Encontro Cearense de Educação Matemática (ECeEM). Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica nas 35 pesquisas elaboradas por cearenses, sendo identificados 11 fundamentos e suas tendências específicas. Como resultados, tem-se que a Formação de Professores é o principal fundamento de pesquisa, com múltiplas abordagens; seguida pela História da Matemática, as Tecnologias Digitais, o Laboratório de Ensino de Matemática e a Sequência Fedathi. Há, ainda, temáticas menos recorrentes como Didática da Matemática, Educação Inclusiva, Jogos, Etnomatemática e Currículo, algumas dessas tendências emergentes.
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