TENDÊNCIAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CEARÁ : um olhar para os trabalhos do II Encontro Cearense de Educação Matemática (ECeEM)

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Pesquisa, Tendências, Fundamentos, Ceará

Resumo

Investigar tendências de pesquisa científica em uma área do conhecimento, como a Educação Matemática, favorece a própria compreensão sobre o campo, seus rumos e possibilidades, sobretudo em um lócus específico. Este artigo tem como objetivo averiguar as tendências de pesquisa em Educação Matemática no estado do Ceará, a partir dos trabalhos publicados no II Encontro Cearense de Educação Matemática (ECeEM). Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica nas 35 pesquisas elaboradas por cearenses, sendo identificados 11 fundamentos e suas tendências específicas. Como resultados, tem-se que a Formação de Professores é o principal fundamento de pesquisa, com múltiplas abordagens; seguida pela História da Matemática, as Tecnologias Digitais, o Laboratório de Ensino de Matemática e a Sequência Fedathi. Há, ainda, temáticas menos recorrentes como Didática da Matemática, Educação Inclusiva, Jogos, Etnomatemática e Currículo, algumas dessas tendências emergentes.

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Biografia do Autor

  • Carlos Ian Bezerra de Melo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

    Mestre em Educação e Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e especialista em Educação Matemática pela UNOPAR. Professor Assistente da Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde atua no setor de Educação Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Educação, Ciências de Iguatu (FECLI). É também Diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional do Ceará (SBEM-CE), para o triênio 2022-2025. Pesquisa formação de professores e identidade profissional docente (IPD), com ênfase na formação inicial do professor de Matemática. Desenvolve atividades relacionadas à Educação Matemática junto ao Laboratório de Pesquisa e Ensino de Matemática (LAPEM) e ao Laboratório de Educação Matemática da FECLESC (LaboMática). Tem afinidade pelos temas: formação, identidade e desenvolvimento profissional docente, com ênfase na área de Educação Matemática; currículo e ensino. 

  • Francisco Ronald Feitosa Moraes, Universidade Regional do Cariri (URCA)

    Doutor em Ensino de Ciências e Matemática (UFRN). Mestre em Educação (UFC). Licenciado em Matemática (URCA). Licenciado em Pedagogia (FAEL). Especialista em Psicologia aplicada à Educação (URCA), Metodologia do Ensino de Matemática e Física (UCAM). Professor Adjunto de Educação Matemática do Curso de Matemática da URCA, campus CRAJUBAR. Pesquiso sobre Educação Matemática, Teoria da Objetivação, Formação de Professores de Matemática, Educação Financeira, Estágio Supervisionado, Letramento e Saberes Docentes. Participante do Grupo de Pesquisa CONTAR (UFRN).

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Publicado

08/07/2025

Como Citar

TENDÊNCIAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CEARÁ : um olhar para os trabalhos do II Encontro Cearense de Educação Matemática (ECeEM). (2025). Revista Docentes, 10(37), 13-23. https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1514