II Encontro Cearense de Educação Matemática (EceEM) e o Panorama de Pesquisas nesse campo de conhecimento no Ceará
Palavras-chave:
Educação Matemática, Pesquisa , ConhecimentoResumo
Neste século XXI, o cenário educacional é marcado por distintos desafios e possibilidades, que emergem no cotidiano escolar e acadêmico nos componentes curriculares e nos campos de estudos e de pesquisas. Entre estes, a Matemática, apontada como uma ciência fundante quanto ao desenvolvimento de competências e de habilidades científicas, evidencia-se pela necessidade de atenção nos variados níveis de ensino e de modalidades.
A partir disso, a Revista DoCEntes, visa fortalecer o letramento científico matemático nos diferentes ambientes promotores de educação, via compartilhamento de pesquisas e de experiências exitosas, que possam contribuir significativamente com a discussão científica e tecnológica de pesquisadores/as, professores/as e demais profissionais da educação. Reconhece, também, a urgência de contribuições frente à recomposição de aprendizagens essenciais de Matemática, conforme sinalizados em documentos norteadores da educação brasileira.