SEQUÊNCIA FEDATHI NO ENSINO DE POTÊNCIAS COM ARRIMO DO H5P: uma triangulação dos dados

Autores

Palavras-chave:

Fator g, Moodle Multimeios, Vídeo Interativo

Resumo

A Pergunta é um dos princípios da Sequência Fedathi que orienta o professor à sua ação docente. Para tanto, existem três tipificações para o professor vivenciar as perguntas em sua prática docente: as esclarecedoras, as orientadoras e as estimuladoras. A partir disso, esse estudo teve como objetivo analisar o desempenho dos estudantes de uma escola de ensino fundamental de acordo com os tipos de perguntas utilizadas pelo professor de Matemática, em relação ao objeto de conhecimento potência de números reais. A coleta de dados se deu pelo relatório de respostas dos estudantes quanto a interação no vídeo pelo H5P e com instrumentos de pré-teste e pós-teste pelo plugin quiz do Moodle Multimeios. A análise pautou em uma triangulação dos dados, em que houve a categorização das perguntas do professor de acordo com as tipificações da Sequência Fedathi, taxa de acertos dos estudantes em cada pergunta realizada pelo professor no vídeo interativo, acertos dos estudantes nas atividades específicas de cada propriedade de potenciação, fator g e teste de Wilcoxon. Os resultados apontam que o professor utilizou as três tipificações da pergunta à luz da Sequência Fedathi, houve uma influência moderada, de acordo com o fator g, sobre o ensino pautado nessa fundamentação para o ensino e que houve uma diferença estatisticamente significativa, em que no pós-teste os estudantes apresentaram resultados mais satisfatórios em relação ao pré-teste.

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Biografia do Autor

  • Carlos Henrique Delmiro, IFMS

    Carlos Henrique Delmiro de Araújo possui licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE (2016), especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2018), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2022) e doutorando em Educação pela UFC. Atuou na Célula de Avaliação Institucional da Secretaria Municipal da Educação de Canindé. É professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul (IFMS). Pesquisador colaborador no Laboratório de Pesquisa Multimeios - MM (FACED/UFC) e no Núcleo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Formação Docente (NUPET/UECE), ambos certificados pelo CNPq. Possui experiência acadêmica em Educação Matemática, desenvolvendo pesquisas para o ensino de Matemática com auxílio de recursos digitais, formação de professores, avaliações educacionais e didática da Matemática. Autor de livros didáticos de Matemática para a Educação Básica. E-mail: delmiro@multimeios.ufc.br.

  • Milínia Stephani Nogueira Barbosa Felício, SEDUC-CE

    Pesquisadora em Educação. Possui LICENCIATURA EM MATEMÁTICA pela Universidade Estadual do Ceará (UECE-2011), MESTRADO EM MATEMÁTICA pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2016). DOUTORA em Educação Brasileira ( UFC -2024). Professora do Governo do Estado do Ceará, técnica educacional SEFOR e membro do Laboratório de Pesquisa Multimeios MM (FACED/UFC), certificado pelo CNPq.

  • Daniel Brandão Menezes, UECE

    Graduação em Licenciatura em Matemática (UECE), Bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, Mestre em Matemática (UFC), Especialista em Ciências Jurídicas e Bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul (UniCSul), Doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino no eixo Ensino de Matemática (UFC) e Pós-doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa História e Educação Comparada (UFC) e Pós-doutor em Ensino (RENOEN/UFC). Desenvolve projetos de pesquisas com foco na inovação pedagógica e tecnológica dos professores e orienta bolsistas PIBIC e PIBITI, financiados pelo CNPq e Funcap. Líder do Grupo de Pesquisa "Núcleo de Pesquisa Educação,Tecnologia e Formação Docente". Bolsista Pesquisador de Interiorização - BPI FUNCAP 2020 - 2022. Docente e pesquisador da Universidade Estadual do Ceará. Professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional em cooperação técnica com a SEDUC - CE (2021 - 2023), Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino PÓLO RENOEN-UFC e Professor Permanente do Mestrado em Tecnologias Educacionais (UFC). Consultor Educacional do Banco Mundial

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Publicado

08/07/2025

Como Citar

SEQUÊNCIA FEDATHI NO ENSINO DE POTÊNCIAS COM ARRIMO DO H5P: uma triangulação dos dados. (2025). Revista Docentes, 10(37), 65-78. https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1519