SEQUÊNCIA FEDATHI NO ENSINO DE POTÊNCIAS COM ARRIMO DO H5P: uma triangulação dos dados
Palavras-chave:
Fator g, Moodle Multimeios, Vídeo InterativoResumo
A Pergunta é um dos princípios da Sequência Fedathi que orienta o professor à sua ação docente. Para tanto, existem três tipificações para o professor vivenciar as perguntas em sua prática docente: as esclarecedoras, as orientadoras e as estimuladoras. A partir disso, esse estudo teve como objetivo analisar o desempenho dos estudantes de uma escola de ensino fundamental de acordo com os tipos de perguntas utilizadas pelo professor de Matemática, em relação ao objeto de conhecimento potência de números reais. A coleta de dados se deu pelo relatório de respostas dos estudantes quanto a interação no vídeo pelo H5P e com instrumentos de pré-teste e pós-teste pelo plugin quiz do Moodle Multimeios. A análise pautou em uma triangulação dos dados, em que houve a categorização das perguntas do professor de acordo com as tipificações da Sequência Fedathi, taxa de acertos dos estudantes em cada pergunta realizada pelo professor no vídeo interativo, acertos dos estudantes nas atividades específicas de cada propriedade de potenciação, fator g e teste de Wilcoxon. Os resultados apontam que o professor utilizou as três tipificações da pergunta à luz da Sequência Fedathi, houve uma influência moderada, de acordo com o fator g, sobre o ensino pautado nessa fundamentação para o ensino e que houve uma diferença estatisticamente significativa, em que no pós-teste os estudantes apresentaram resultados mais satisfatórios em relação ao pré-teste.
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