A METODOLOGIA SEQUÊNCIA FEDATHI COMO UM CAMINHO PARA AS AÇÕES DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Sequência Fedathi, Ações de extensão, Educação MatemáticaResumo
O método expositivo predominante, combinado a atividades repetitivas, tem resultado na perda de interesse por parte dos profissionais da educação. Assim, a utilização de metodologias inovadoras nas ações de extensão voltadas para a educação Matemática, utilizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA), tem tido como alvo esses profissionais. Objetiva-se apresentar as contribuições da metodologia Sequência Fedathi nas ações de extensão, mais especificamente, nos cursos de extensão do G-TERCOA/CNPq//UFC, voltadas para a educação matemática. A pesquisa é de natureza qualitativa e, de acordo com o objetivo, traz característica descritiva e exploratória, utilizando a revisão bibliográfica. A pesquisa foi realizada nas obras indexadas nas bases de dados Google Acadêmico, Periódicos Capes, Scielo, publicados em português, no período de 2019 a 2024. Para a pesquisa, foram considerados os seguintes descritores: "Sequência Fedathi”, “curso de extensão”. Esta pesquisa ocorreu em três etapas, sendo que na primeira ocorreu a organização dos descritores; na segunda, o levantamento dos dados; na terceira, as pesquisas selecionadas. Para a análise, a fim de possibilitar uma visualização detalhada sobre a temática da pesquisa foram selecionados três trabalhos. A partir dos dados apresentados, observa-se que a metodologia Sequência Fedathi favorece a reflexão crítica do professor sobre sua prática e estimula a participação ativa dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que a Sequência Fedathi nas ações de extensão promove uma mudança de postura nas práticas docentes.
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