Políticas Públicas, Educação e práticas docentes
Palavras-chave:
política, educação, práticas docentesResumo
A relevância desse exemplar da revista DoCEntes consiste em discutir a educação Básica centrando às pesquisas e reflexões com ênfase na Política, especialmente nas Políticas Públicas Educacionais e seus impactos nas práticas docentes, resgatando aspectos epistemológicos, transdisciplinares, bem como as práticas de ensino e aprendizagem centrada nos currículos que valorizem o estudante como sujeito e seu contexto sociocultural. O artigo inicial analisa os impactos da sociedade de controle neoliberal no campo
da educação, fundamentando-se no pensamento pós-estruturalista, mais especificamente de cunho neonietzscheano. O método utilizado é o hermenêutico, que implica compreender os textos com base no que eles mesmos dizem, como também possibilita estabelecer um diálogo intertextual, abrindo novas perspectivas e expandindo nosso horizonte de compreensão do mundo. Foram utilizados os conceitos de empresa, mercado, guerra, dívida e educação como descritores do objeto. Quanto aos resultados, constatase a infiltração neoliberal no campo da educação, exigindo confrontá-la tanto crítica quanto concreta e criativamente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Docentes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).