AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS NO CURSO DE PSICOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA E O AVANÇO DA PSICOLOGIA ESCOLAR

Autores

  • Armando Sérgio Emerenciano de Melo Unifor (Universidade de Fortaleza)
  • Osterne Nonato Maia Filho
  • Francisco José Rodrigues
  • Rosendo Freitas de Amorim

Palavras-chave:

Pesquisa-ação, Teformulação curricular, Psicologia escolar, Formação em psicologia, Diretrizes Curriculares Nacionais

Resumo

O presente artigo busca contribuir com a formação dos psicólogos através do relato e análise de experiência de reformulação e implantação de nova proposta curricular do curso de Psicologia, em uma universidade particular no Nordeste brasileiro. O processo ocorreu a partir da publicação, em fevereiro de 2004, das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia (DCN) aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação e pelo Ministério da Educação. Refere-se à construção colaborativa de uma nova proposta curricular, desenvolvida de forma participativa, envolvendo amplamente os docentes do curso, gestores e alunos, numa estratégia inspirada na pesquisa-ação desenvolvida por K. Lewin (1978). O currículo visava contribuir com a formação de psicólogos a partir do desenvolvimento de competências e habilidades, capazes de aprender e produzir novos saberes, além de prestarem serviços de qualidade voltados para as necessidades da sociedade. Para reformulação do currículo consideramos, além das Diretrizes referidas, as necessidades sociais como a da psicologia escolar e do mundo do trabalho, próprias da sociedade cearense e as demandas acadêmicas do curso. As demandas sociais foram identificadas mediante uma pesquisa com egressos do curso e a ampla participação de professores e alunos na construção do novo currículo. A análise abalizou que as diretrizes foram implantadas com êxito, mas que muitas das ações previstas, ou que foram emergindo ao longo dos últimos anos, ainda precisam ser efetivadas, especialmente aquelas voltadas para a formação dos professores no que concerne a psicologia escolar.

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Biografia do Autor

  • Armando Sérgio Emerenciano de Melo, Unifor (Universidade de Fortaleza)

    Armando Sérgio Emerenciano de Melo. Psicólogo (CRP 11/343) pela Universidade Federal do Ceará (1986); Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2003); e Focalizador pelo International Focusing Institute. Atualmente é professor adjunto do curso de Psicologia da UNIFOR. Como professor trabalha como supervisor de estágio de psicoterapia nas modalidades de atendimento em grupo e individual no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) do Núcleo de Atenção Médica (NAMI). Como consultor trabalha com: pesquisa-ação, grupo focal e intervenções em processos de ensino-aprendizagem. Consultor em diversas instituições entre as quais a Caixa Econômica Federal, Escola de Saúde Pública, Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza, Instituto Dragão do Mar e Receita Federal.

  • Osterne Nonato Maia Filho

    Licenciado (1992) e Graduado (1993) em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Mestre (1998) e Doutor (2004) em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professor de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará. É também professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE), linha marxismo e formação do educador, e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC). Tem também formação em psicanálise e trabalha com temas ligados a área de Psicologia e Educação e Psicologia Social. Leciona disciplinas ligadas a estas áreas, como também no campo da epistemologia da psicologia, de psicolinguística e de pesquisa em psicologia e em educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: reestruturação produtiva e crise do capitalismo, teoria das competências, sociedade do conhecimento e da informação, ensino médio integrado, reforma curricular, semiótica, formação e subjetividade docente.

  • Francisco José Rodrigues

    Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Fortaleza - agregada da UFC (1986), é Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1995), Doutor em Educação, pela UFC (2007) e, atualmente, desenvolve um Pós-Doutorado, no Programa de Pós-Graduação - PPGE, da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Foi professor da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, (2000-2021), onde atuou nos cursos de Pedagogia, Psicologia, Ciências Sociais, Ciência Política, Direito e Jornalismo. Tem experiência nas áreas de Filosofia, Filosofia e Educação, Filosofia e Direito, Sociologia, Socilogia e Educação, Sociologia e Saúde, Educação e Currículo, atuando principalmente nos seguintes campos: Filosofia Antiga , Filosofia Moderna e Filosofia Contemporânea, Sociologia Urbana, Sociologia da Educação e Sociologia da Saúde, Cultura e Política, Filosofia e Psicologia, Currículo e Estudos Culturais, Contemporaneidade e Inovação Pedagógica. Ocupou, também, na referida Universidade de Fortaleza, o cargo de Assessor Pedagógico, no Centro de Ciências Humanas (2003-2014) e no Centro de Ciências da Saúde (2015-2016). É também, professor aposentado da Prefeitura Municipal de Fortaleza, tendo atuado no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, onde ocupou, também, a função de Técnico do Conselho Municipal de Educação, na Câmara do Ensino Fundamental (2008-2021). Atualmente desenvolve atividade docente e de orintações de alunos de Mestrado e Doutorado, na Word University Ecumenical (WEU), no polo de Fortaleza.

  • Rosendo Freitas de Amorim

    Pós-doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (2018). Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2001), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1995). Especialista em Lógica Dialética pela Universidade Estadual do Ceará (1989). Licenciado em Filosofia e História pela Universidade Estadual do Ceará (1983). Ex-Professor titular da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Ex-Professor Titular (Efetivo) do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), de 2001 a 2020. No campo da saúde tem experiência com a socioantropologia relacionada à saúde, ao corpo, ao gênero à etnia. Ex-Professor Titular (colaborador) do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Direito da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), de 2002 a 2020. Tem experiência na área de Direito, com ênfase no ensino e pesquisa jurídica, direitos humanos e política. Atualmente é Assessor Técnico da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC). Editor Chefe da Revista DoCEntes, Revista de Educação (ISSN impresso: 2526-2815; INSS eletrônico: 2526-4923) publicada pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC).

Referências

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Publicado

17/09/2025

Como Citar

AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS NO CURSO DE PSICOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA E O AVANÇO DA PSICOLOGIA ESCOLAR. (2025). Revista Docentes, 10(38), 50-60. https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1780

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