AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS NO CURSO DE PSICOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA E O AVANÇO DA PSICOLOGIA ESCOLAR
Palavras-chave:
Pesquisa-ação, Teformulação curricular, Psicologia escolar, Formação em psicologia, Diretrizes Curriculares NacionaisResumo
O presente artigo busca contribuir com a formação dos psicólogos através do relato e análise de experiência de reformulação e implantação de nova proposta curricular do curso de Psicologia, em uma universidade particular no Nordeste brasileiro. O processo ocorreu a partir da publicação, em fevereiro de 2004, das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia (DCN) aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação e pelo Ministério da Educação. Refere-se à construção colaborativa de uma nova proposta curricular, desenvolvida de forma participativa, envolvendo amplamente os docentes do curso, gestores e alunos, numa estratégia inspirada na pesquisa-ação desenvolvida por K. Lewin (1978). O currículo visava contribuir com a formação de psicólogos a partir do desenvolvimento de competências e habilidades, capazes de aprender e produzir novos saberes, além de prestarem serviços de qualidade voltados para as necessidades da sociedade. Para reformulação do currículo consideramos, além das Diretrizes referidas, as necessidades sociais como a da psicologia escolar e do mundo do trabalho, próprias da sociedade cearense e as demandas acadêmicas do curso. As demandas sociais foram identificadas mediante uma pesquisa com egressos do curso e a ampla participação de professores e alunos na construção do novo currículo. A análise abalizou que as diretrizes foram implantadas com êxito, mas que muitas das ações previstas, ou que foram emergindo ao longo dos últimos anos, ainda precisam ser efetivadas, especialmente aquelas voltadas para a formação dos professores no que concerne a psicologia escolar.
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