EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA

UMA PROPOSTA DIDÁTICA

  • Maria Auxiliadora de Almeida Arruda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT
  • Savio Ricardo Souza Ferreira
Palavras-chave: Educação antirracista. Ensino de Biologia. Decolonialidade. Lei 10.639/2003.

Resumo

O racismo pode ser discutido no ensino de Biologia através de uma proposta didática ou processo de ensino em uma perspectiva crítica, entendida também como decolonial, que se constitui enquanto uma prática social, e, portanto, capaz de produzir novas formas de existência e de humanização. Desse modo, os estudos de Decolonialidade subsidiam este trabalho de cunho bibliográfico, cujo objetivo geral é elaborar uma discussão sobre os desdobramentos da Lei 10.639/2003 e da educação das relações étnico-raciais no ensino de Biologia, mobilizada pelo diálogo sobre uma proposta didática com o tema: A espécie humana: ancestralidade, genética e diversidade fenotípica a partir do continente africano. Acredita-se que as discussões aqui apresentadas evidenciam a necessidade de um processo de ensino de Biologia que dialogue com a diversidade étnico-racial, para efetivamente contribuir com a construção de uma didática decolonial, que, além de problematizar a lógica dominante eurocêntrica propõe um debate sobre a descolonização epistêmica, política e social.

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Publicado
04/03/2024