EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA
UMA PROPOSTA DIDÁTICA
Resumo
O racismo pode ser discutido no ensino de Biologia através de uma proposta didática ou processo de ensino em uma perspectiva crítica, entendida também como decolonial, que se constitui enquanto uma prática social, e, portanto, capaz de produzir novas formas de existência e de humanização. Desse modo, os estudos de Decolonialidade subsidiam este trabalho de cunho bibliográfico, cujo objetivo geral é elaborar uma discussão sobre os desdobramentos da Lei 10.639/2003 e da educação das relações étnico-raciais no ensino de Biologia, mobilizada pelo diálogo sobre uma proposta didática com o tema: A espécie humana: ancestralidade, genética e diversidade fenotípica a partir do continente africano. Acredita-se que as discussões aqui apresentadas evidenciam a necessidade de um processo de ensino de Biologia que dialogue com a diversidade étnico-racial, para efetivamente contribuir com a construção de uma didática decolonial, que, além de problematizar a lógica dominante eurocêntrica propõe um debate sobre a descolonização epistêmica, política e social.
Downloads
Referências
Acesso em: 12 dez. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.4322/2316-1329.2021031.
______Relações raciais: por um pensar crítico sobre a branquitude. Raído, Dourados, MS. v. 15, n. 37, jan/abr. 2021, pp. 276 – 296. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/14392/8358. Acesso em: 12 dez. 2022.
BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón. (Orgs.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte, Autêntica, 2018.
BENTO, M. A. S. Branqueamento e branquitude no Brasil. In: CARONE, I.; BENTO, M. A. S. (Org.). Psicologia Social do Racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014, p. 25-58.
______ Cidadania em preto e branco: discutindo as relações raciais. 3. ed. São Paulo: Ática, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana. Brasília: SECAD, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 Janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.
CHIQUINHA PARESI, F. N. P. de Â. Os dez anos da lei 11.645/2008: AVANÇOS E DESAFIOS. Cad. Cedes, Campinas, v. 39 n. 109, p. 357-378, set.-dez., 2019.
FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.
FERNANDES, K. M. O ensino de biologia e a lei 10.639/03: construindo possibilidades didáticas. X COPENE, Uberlandia, MG, 2018.
FRANCISCO JÚNIOR, W. Educação anti-racista: reflexões e contribuições possíveis do ensino de ciências e de alguns pensadores. Ciência & Educação, v. 14, n. 3, p. 397-416, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/PyFjT66TFDL7jSNfpWCgMGw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 dez. 2022.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
GIL. A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2005.
LUDKE, M.; ANDRE. M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U, 2015.
OLIVEIRA, L. F.; CANDAU, M. F. P. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.26, n.01, p.15-40, abr. 2010.
PIMENTA, S. G. (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. Buenos Aires, 2005.
SILVÉRIO, V. R.; TRINIDAD, C. T. Há algo novo a se dizer sobre as relações raciais no Brasil contemporâneo? Edu. Soc., Campinas, v. 33, n. 120, p. 891-914, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/MgJXTqXCNdynSGQZzWtS8mM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 jan. 2023.
WADE, P. Raça e etnia da era da ciência genética. In HITA, M. G. Raça, racismo e genética: em debates científicos e controvérsias sociais. Salvador: EDUFBA, 2017. p. 81-101.