O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Os textos devem estar em conformidade com as normas da ABNT, seguindo os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos, abaixo, em Diretrizes para Autores.
  • Os trabalhos, com exceção da resenha, devem conter no mínimo 10 e no máximo 15 páginas, incluindo referências.
  • Os arquivos contendo os textos só serão aceitos se estiverem em dos seguintes formatos: “doc” ou “odt”.
  • A resenha deve conter no máximo 3 páginas, incluindo referências.
  • Digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12, tamanho do papel A-4, espaçamento entre linhas 1,5cm, texto justificado, com parágrafo 1,25 cm, margem superior páginas para os artigos originais (incluindo em preto e branco as ilustrações, gráficos, tabelas e esquerda de 3,0 cm e inferior e direita de 2,0 cm). Figuras serão aceitas, desde que não repitam dados contidos em tabelas.
  • Resumo em português, inglês e espanhol em espaço 1,5, no mínimo de 100 e no máximo de 250 palavras, conforme as normas da ABNT (NBR 6028), sem paragrafação e com 03 a 05 palavras-chave, também em português, inglês e espanhol. Ressalta-se que não serão aceitos resumos em língua estrangeira oriundos de tradução automática (p. ex. Google tradutor).
  • Citação com mais de 03 linhas deve-se utilizar recuo à esquerda de 04cm, letra tamanho 10 e espaço entre linhas simples conforme as normas da ABNT (NBR 10520).
  • Os trabalhos devem ser enviados com a devida revisão textual (coesão, coerência, concordância, regência, pontuação, ortografia, acentuação gráfica, etc.), conforme norma ortográfica vigente (Acordo Ortográfico 1990). Tal procedimento é responsabilidade do(s) autor(es).
  • Os gráficos, os quadros, as tabelas, os desenhos, as imagens e os mapas presentes no texto deverão estar com suas fontes devidamente informadas, e em condições de reprodução com qualidade (alta resolução).
  • As referências das citações devem vir no corpo do trabalho referindo o autor, ano de publicação da edição citada e a página. Os demais dados constarão na referência bibliográfica final na qual deverá constar somente as obras citadas no texto e deverá obedecer às normas da ABNT (NBR 6023). Utilizar notas de rodapés para explicações, traduções, informações de dados e outros, conforme as normas técnicas.

Diretrizes para Autores

1. A revista contemplará as seguintes seções:


  • Artigos Originais: a seção engloba textos originais e com contribuições significativas, que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas concluídas, materiais de caráter opinativos, revisões da literatura e colaborações assemelhadas;

  • Resenhas: compreende análises críticas de livros, periódicos recentemente publicados, dissertações e teses;

  • Relatos de experiência: compreende comunicações e descrições de atividades pedagógicas;

  • Projetos de Jogos, Aplicativos e Robótica: apresenta os projetos pedagógicos e tecnológicos de jogos, aplicativos e robótica direcionados ao ensino e à aprendizagem;

  • Resumos de Teses e de Dissertações: compreende os resumos das teses e dissertações defendidas com o intuito de divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos professores da rede de ensino pública estadual do Ceará.


2. A política editorial prevê a publicação de textos mediante avaliação, que tratem de temáticas ligadas à área de Educação e visem o incentivo à leitura, à escrita científica, à promoção da reflexão dos professores sobre sua prática docente, à valorização de suas experiências, bem como aos conhecimentos e às atitudes deles sobre o fazer didático-pedagógico;

3. Somente serão aceitos artigos científicos inéditos nos idiomas português, inglês e espanhol com os respectivos resumos e abstract em inglês;

4. Os textos que envolvam pesquisas com seres humanos deverão seguir as normas éticas em pesquisa, de acordo com a Resolução nº 466/2012 do Ministério da Saúde;

5. Em caso de plágio, o texto submetido será desclassificado.