Ética e Educação Ambiental Crítica na Sociedade (In) Sustentável

  • José Evanildo Fernandes de Sousa EEM Elza Gomes Martins - SEDUC

Resumo

Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise crítica da educação ambiental na sua institucionalização histórica e nas suas implicações teóricas e sociais. Essa análise inicia-se com o resgate histórico dos principais eventos internacionais que deram origem à educação ambiental, desde a década de 1970 aos dias atuais. Analisa-se também a legislação nacional pertinente à temática. A discussão sobre ecologia tem matizes diferenciados, não se restringindo, portanto, a uma única corrente de pensamento. Não obstante, as reflexões, em sua grande parte, são limitadas porque alocam as determinações da destruição do meio ambiente na esfera do consumo e/ou não criticam as condições de exploração capitalista, sem se comprometer com a efetiva preservação dos recursos naturais, com teses não radicais e não contundentes de defesa do meio ambiente. Discute-se a questão do desenvolvimento sustentável e em nossa perspectiva de análise, a noção de desenvolvimento sustentável só pode ser concebida dentro de uma perspectiva crítica e a partir da totalidade social, histórica e contraditória, tomando como referência o processo de produção e reprodução social, hoje sob a hegemonia mundial das forças do capital que destroem as condições da vida no planeta, ao exaurir os recursos naturais, afetando-os de modo irreversível. Neste trabalho objetiva-se também discutir a formação dos educadores ambientais, para a construção do presente e futuro sustentáveis, através de levantamento bibliográfico com considerações atuais. O princípio é investir na formação dos educadores ambientais como instrumentos de mobilização de novas práticas e comportamentos através da educação ambiental crítica. Os resultados evidenciam caminhos comumente percorridos, mas que nem sempre correspondem às expectativas para a construção de uma sociedade sustentável. A sensibilização e o pensamento crítico são o motor para possíveis mudanças.

Publicado
Mar 13, 2017
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FERNANDES DE SOUSA, José Evanildo. Ética e Educação Ambiental Crítica na Sociedade (In) Sustentável. Revista Docentes, [S.l.], v. 1, n. 1, mar. 2017. ISSN 2526-4923. Disponível em: <http://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/index.php/revistadocentes/article/view/26>. Acesso em: 19 out. 2017.
Seção
Artigos