INTERAÇÃO ESCRITA PROFESSOR-ALUNO EM CONTEXTO DE USO DA METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA A PARTIR DE UM ESTUDO SISTÊMICO-FUNCIONAL DO GÊNERO PROCESSAMENTO DE GRUPO

  • ISABEL MUNIZ LIMA EEEP JUAREZ TÁVORA

Resumo

Este artigo analisa como se manifesta a interação escrita professor-aluno em turmas de 1º ano do ensino médio de uma escola pública do Estado do Ceará em contexto de uso da metodologia da aprendizagem cooperativa, levando em consideração a estrutura linguística e o contexto social de textos do gênero Processamento de grupo. Para tanto, os meus objetivos foram: I) identificar as ações sociais das professoras e dos alunos; II) analisar os tipos de papéis que eles assumem; e III) examinar de que modo professoras e alunos organizam a mensagem por meio da qual se relacionam nesse contexto. A fim de atingir esses objetivos, o Processamento de grupo, registro oral ou escrito através do qual alunos e professores devem avaliar o trabalho executado pelos grupos de estudantes, foi analisado sob o suporte teórico da Linguística Sistêmico-Funcional. Espera-se que os resultados apresentados possam auxiliar gestores e professores a repensarem os usos do Processamento de grupo, aperfeiçoando a forma de aplicação desse gênero textual como instrumento de interação entre professores e alunos em contexto de uso da metodologia da aprendizagem cooperativa.

Publicado
Mar 13, 2017
##submission.howToCite##
LIMA, ISABEL MUNIZ. INTERAÇÃO ESCRITA PROFESSOR-ALUNO EM CONTEXTO DE USO DA METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA A PARTIR DE UM ESTUDO SISTÊMICO-FUNCIONAL DO GÊNERO PROCESSAMENTO DE GRUPO. Revista Docentes, [S.l.], v. 1, n. 1, mar. 2017. ISSN 2526-4923. Disponível em: <http://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/index.php/revistadocentes/article/view/34>. Acesso em: 20 ago. 2017.
Seção
Artigos