E-VISION:  PROMOVENDO A EQUIDADE DE GÊNERO E PROTEÇÃO ÀS MULHERES COM TECNOLOGIA ASSISTIVA.

Autores

  • Esp. Francisco Rodrigo Castro Pereira Secretaria da Educação - CE - CREDE 01 https://orcid.org/0009-0007-7686-8112
  • FRANCISCA DIANA BESSA FERRER
  • JADSON ARAÚJO DA SILVA
  • KAYANE OLIVEIRA ALMEIDA
  • VICTOR GABRIEL FERREIRA LIMA

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva, Visão Computacional, Inclusão Educacional, Acessibilidade, Inteligência Artificial

Resumo

A acessibilidade à leitura para pessoas com deficiência visual ainda é um grande desafio, especialmente no ambiente escolar. Embora existam tecnologias assistivas, muitas delas são inacessíveis devido ao alto custo. O projeto E-Vision foi desenvolvido para ser uma solução mais acessível, utilizando visão computacional para transformar textos impressos em áudio, ampliando a autonomia e inclusão desses estudantes. O objetivo do projeto foi criar um protótipo funcional de óculos assistivos, combinando inteligência artificial e reconhecimento óptico de caracteres para facilitar a leitura. Para isso, foram utilizadas ferramentas como Python, OpenCV, Tesseract OCR e Speech Recognition. A pesquisa se baseou em estudos sobre tecnologia assistiva (Bersch, 2017), visão computacional (Ballard & Brown, 1982) e inclusão educacional (Brasil, 2006), além de considerar diretrizes da Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Os testes mostraram que o dispositivo é eficiente na leitura de textos em diferentes condições. O feedback recebido ajudou a aprimorar a precisão e a usabilidade do sistema. O impacto do projeto reforça a importância da tecnologia na inclusão educacional, tornando o acesso à informação mais equitativo. O E-Vision se destaca como uma alternativa viável e acessível, ajudando a reduzir barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência visual. A documentação do projeto servirá como base para futuras melhorias e para incentivar novas iniciativas voltadas à acessibilidade na educação.

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Publicado

30/06/2025

Como Citar

E-VISION:  PROMOVENDO A EQUIDADE DE GÊNERO E PROTEÇÃO ÀS MULHERES COM TECNOLOGIA ASSISTIVA. (2025). Revista Ceará Científico, 4(6), 130-139. https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/cearacientifico/article/view/1566