E-VISION: PROMOVENDO A EQUIDADE DE GÊNERO E PROTEÇÃO ÀS MULHERES COM TECNOLOGIA ASSISTIVA.
Palavras-chave:
Tecnologia Assistiva, Visão Computacional, Inclusão Educacional, Acessibilidade, Inteligência ArtificialResumo
A acessibilidade à leitura para pessoas com deficiência visual ainda é um grande desafio, especialmente no ambiente escolar. Embora existam tecnologias assistivas, muitas delas são inacessíveis devido ao alto custo. O projeto E-Vision foi desenvolvido para ser uma solução mais acessível, utilizando visão computacional para transformar textos impressos em áudio, ampliando a autonomia e inclusão desses estudantes. O objetivo do projeto foi criar um protótipo funcional de óculos assistivos, combinando inteligência artificial e reconhecimento óptico de caracteres para facilitar a leitura. Para isso, foram utilizadas ferramentas como Python, OpenCV, Tesseract OCR e Speech Recognition. A pesquisa se baseou em estudos sobre tecnologia assistiva (Bersch, 2017), visão computacional (Ballard & Brown, 1982) e inclusão educacional (Brasil, 2006), além de considerar diretrizes da Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Os testes mostraram que o dispositivo é eficiente na leitura de textos em diferentes condições. O feedback recebido ajudou a aprimorar a precisão e a usabilidade do sistema. O impacto do projeto reforça a importância da tecnologia na inclusão educacional, tornando o acesso à informação mais equitativo. O E-Vision se destaca como uma alternativa viável e acessível, ajudando a reduzir barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência visual. A documentação do projeto servirá como base para futuras melhorias e para incentivar novas iniciativas voltadas à acessibilidade na educação.