O REDESENHO DE CHARGES SOBRE A SECA NO NORDESTE

uma atividade de (re)leitura multimodal crítica em sala de aula

  • Adriana dos Santos Pereira Santos Pereira UERN

Resumo

A seca no Nordeste costuma ser estereotipada em charges que, geralmente, desempoderam os nordestinos e os representam como a caricatura da miséria, da ignorância e do atraso social. Diante dessa situação, o presente artigo apresenta redesenhos de charges realizados, na aula de lí­ngua materna, por alunos do 9º ano de uma escola pública de Fortaleza. Para tanto, nos fundamentamos nas ideias de empoderamento de Freire (1981, 1987) e no Ciclo de Redesenho de Janks (2010, 2012), que está comprometido com o letramento multimodal crí­tico à medida que busca equidade e justiça social por meio do ensino de lí­nguas e de sua relação direta com polí­tica e poder. Nosso estudo também considerou as contribuições de Fairclough (2001, 2003), que propõem uma Análise de Discurso Crí­tica (ADC), e os pressupostos teóricos da Gramática do Design Visual (GDV), de Kress e van Leeuwen (2006). Dessa forma, o letramento multimodal, como prática social de leitura e escrita, pôde contribuir para a emancipação dos estudantes enquanto cidadãos crí­ticos dentro e fora do contexto escolar.

Palavras-chave: Redesenho. Charge. Multimodal. Crítica.

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Publicado
17/08/2018
Seção
Resumo de Tese e Dissertações