EDUCAÇÃO PARA A AUTONOMIA, CIDADANIA E EMANCIPAÇÃO: FILOSOFANDO NA COZINHA DE UMA ESCOLA

FILOSOFANDO NA COZINHA DE UMA ESCOLA

  • SANTIAGO PONTES FREIRE FIGUEIREDO EEEP GUILHERME TELES GOUVEIA
Palavras-chave: Filosofia; Técnica; Autonomia; Cidadania; Emancipação

Resumo

O presente artigo apresenta o relato de uma experiência vivenciada em uma aula de filosofia em uma escola de ensino médio profissionalizante. À luz do pensamento de Theodor Adorno, partimos do pressuposto de que as adaptações feitas pela exigência do capitalismo no sistema de ensino possibilita aos alunos uma preparação também para o mercado de trabalho, recebendo o diploma de técnicos para atuarem em ambientes que, muitas vezes, suprimem a capacidade crítica de enxergar o mundo. Esta dificuldade ocorre pela supervalorização da técnica, em detrimento dos valores humanos que são necessários, inclusive, para o aprimoramento da mesma. Para compreender estas contradições, os estudantes, por meio de seu professor de filosofia, problematizaram os conceitos de alienação, materialismo histórico e dialético, trabalho, luta de classes e mais-valia, desenvolvidos pelo filósofo Karl Marx. Além disso, realizarem uma entrevista com os funcionários terceirizados que atuam na cozinha da escola, com o intuito de desvelar a relação dos empregados com as suas respectivas funções. Tal interação proporcionou um exercício de empatia entre ambos, alunos e trabalhadores, gerando uma aprendizagem que ultrapassa os limites da sala de aula, sendo uma ferramenta a mais para a construção da autonomia, cidadania e emancipação dos jovens. Apresentamos aqui, portanto, o resultado desta experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor. Educação e Emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (LDB). Artigo 35 da Lei nº 9.394. 1996. Disponível em: . Acesso em: 07 abr. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. 2018. Disponível em: . Acesso em: 07 abr. 2019.
SILVA FILHO, Adauto Lopes. A transmutação da razão na sociedade tecnológica segundo Marcuse. Carvalho, M. Teoria Crítica. Coleção XVI Encontro ANPOF: ANPOF, p. 139-152, 2015.
MARCUSE, Herbert. Eros e Civilização: uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. 6ª edição. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.
NOBRE LOPES, F. M.; SILVA FILHO, A. L. Formação e Semiformação: Notas sobre a docência de Filosofia no nível médio. Sofia, Vitória (ES), v.6, n.3, p. 106-122, jul./dez. 2017.
GUIDO, Humberto Aparecido de Oliveira. A Filosofia no ensino médio: uma disciplina necessária. In: GALLO, S.; KOHAN, W. (Org). Filosofia no Ensino Médio. Petrópolis, RJ : Vozes, 2000, p. 81-93.
MARTINS, Marcos Francisco. Uma nova Filosofia para um novo ensino médio. . In: GALLO, S.; KOHAN, W. (Org). Filosofia no Ensino Médio. Petrópolis, RJ : Vozes, 2000, p. 94-111.
MARX, Karl. Teses contra Feuerbach. São Paulo: Nova Cultural, 1988. v.I. (Coleção Os Pensadores).
GALLO, S.; KOHAN, W. Crítica de alguns lugares-comuns ao se pensar a filosofia no ensino médio. In: GALLO, S.; KOHAN, W. (Org). Filosofia no Ensino Médio. Petrópolis, RJ : Vozes, 2000, p. 174-196.
Publicado
23/12/2019
Seção
Relato de experiência