O professor de filosofia e a ação política

  • Francisca Juliana Barros Sousa Lima Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave: Filosofia. Hannah Arendt. Professor. Ação Política.

Resumo

RESUMO

A partir da vivência como professora universitária, no curso de filosofia da UECE, e de seu papel na construção de um Estado democrático é que refletiremos sobre a relação entre o professor de filosofia e a ação política. Para fundamentarmos a referida discussão utilizaremos a filosofia de Hannah Arendt (1906-1975), em especial a obra A condição Humana (1958), com o intuito de pensar que a atividade intelectual não descarta o agir político. O esforço se volta para uma compreensão da pluralidade própria da vida política. O professor de filosofia não deve se perder no isolamento para pensar a esfera pública, mas participar da vida em comunidade e se posicionar enquanto agente político. O pensamento arendtiano nos põe a semelhança entre a ação docente e a ação política, ambas pressupõem o diálogo, espaço público e pluralidade.

Palavras-chave: Filosofia. Hannah Arendt. Professor. Ação Política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REFERÊNCIAS

ARENDT, H. Só permanece a língua alemã. In: ______. A dignidade da política: ensaios e conferências. Antônio Abranches (org.). Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993.
______. A crise na educação. In ______. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2009.
______. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
CORTÉS, Olga Nancy P. Hannah Arendt: tessituras de um percurso. In: ______. Filósofas: a presença das mulheres na filosofia. Porto Alegre: Editora Fi, 2016.
LAFER, Celso. Reflexões de um antigo aluno de Hannah Arendt sobre o conteúdo, a recepção e o legado de sua obra, no 25° aniversário de sua morte. Revista da Faculdade de Direito da UFRGS, v.19, março/2001. pp11-17
FRY, Karin A. Compreender Hannah Arendt. Petrópolis: Vozes, 2010.
MAGALHÃES, Theresa Calvet de. A atividade humana do trabalho [Labor] em Hannah Arendt. Revista Ensaio, São Paulo, n.º 14, p.131-168, 1985.
Publicado
23/12/2019